Com o início do formato atual, uma coisa ficou clara apenas por se observar a lista: Lightsworn ficou intacto e continuaria forte pelo resto do formato. Os últimos torneios ostraram que essa teoria é realmente verdadeira. O deck venceu seu primeiro SJC e foi grande maioria nos Tops que tivemos até agora.
Assim sendo, restaram basicamente duas opções aos duelistas:
1 - Assim como muitos outros, tentar a sorte com Lightsworn
2 - Não utilizar Lightsworn, mas estar bem preparado para enfrentá-lo (o que é bastante trabalhoso), além de enfrentar outros decks.
Pode-se observar isso em qualquer top. Dificilmente encontraremos, até o fim desse formato, algum deck lento que consiga derrotar ondas e ondas de Luminas e Lylas e Celestias e Judgment Dragons. E esse é um bom motivo para explicar o deck sobre o qual falaremos hoje, um deck relativamente lento, que mesmo assim conseguiu aparecer nos tops dos 2 últimos shonems: Destiny Hero Zombie.
A idéia básica do deck é simples: conseguir vantagem absurda de cartas com a ajuda de Goblin Zombies enquanto constrói synchros poderosos e, tudo isso, protegido por Skill Drain. O deck pode buscar o Goblin Zombie através de Pyramid Turtle ou Mystic Tomato, no turno seguinte invocar algum tuner (Rose, Warrior of Revenge, Plaguespreader, Krebons, etc.) e fazer qualquer Synchro com eles. Resumo: Você ganha um zombie com o efeito do Goblin e um monstrengo em campo que, combinado com Skill Drain, torna-se bastante difícil de ser destruído. Com um Mezuki no cemitério, você ainda pode ressucitar o Goblin e, invocando outro tuner, repetir todo o processo. Particularmente, eu utilizaria 2 ou 3 Roses em um deck como esse, pois Stardust Dragon e Colossal Fighter são os Synchros mais trabalhosos de se tirar do campo no formato atual.
Além disso, Destiny Draw e Destiny Heroes são bastante importantes no deck. Malicious comba com Plaguespreader, fazendo um Synchro Lv 8, Defender pode segurar o jogo por um bom tempo com Skill Drain em campo e Destiny Draw simplesmente acelera o deck, fazendo com que cartas especiais, como Heavy Storm, Skill Drain, DAD ou Solemn Judgment apareçam mais rápido. Alias, esse é um bom motivo para também se usar Gold Sarcophagus nesse deck.
Por último, vêm as traps, que são verdadeiras salva-vidas nesse deck. Bottomless, Dimensional Prison, ou mesmo Phoenix Wing Wind Blast ajudam a manter seus synchros em campo por mais tempo. Muitas vezes, basta um Stardust Dragon e um Skill Drain em campo para ganhar o jogo, desde que você tenha algumas traps para matar algum Judgment Dragon ou Goyo Guardian que apareça pelo caminho.
Destiny Hero Synchro é o melhor "antimeta" que temos atualmente, porém isso não significa que o deck funcione perfeitamente e vença o meta 100% das vezes. Ainda é um deck que pode ser aperfeiçoado e que com certeza possuí algum futuro, talvez sem Skill Drain, talvez sem Destiny Heroes, talvez sem Zombies. De qualquer forma, vale a pena testar e tirar suas conclusões.
DuVlad