Lightsworn é o deck mais forte/foil/bonito/brutal/dependente de sorte/apelão que temos no meta atual, além de o mais caro dentre todos os decks ridiculamente caros de yugioh. Apesar disso, o deck não é bom, nunca ganhou nenhum torneio de grande valor, todo mundo de alguma forma arranja dinheiro para comprá-lo e é um deck detestável que nunca deveria ter sido inventado.
Brincadeiras a parte, o deck ganhou sim alguns campeonatos pelo mundo (Nacional de Israel, Croacia, Eslovênia, etc), além de ser um deck bastante forte e temido no nosso metagame atual, porém o empecilho que impede que o deck seja meta absoluto é a sua instabilidade. A estratégia principal do deck é enviar várias cartas ao cemitério com os efeitos das cartas lightsworn, construindo uma grande vantagem de cartas e possibilitando uma das destruições do campo oponente mais fáceis já vistas. Toda essa estratégia do deck pode ser construída logo no primeiro turno com a mão certa, porém com a mão errada, o deck trava completamente, dependendo muito das draw phases e ficando completamente indefeso.
O modo mais fácil de se ganhar é começando o jogo com Charge of the Light Brigade (CotLB) ou Solar Recharge na mão. Com qualquer uma delas, fica fácil de se enviar monstros Lightsworn ao cemitério logo no início, possibilitando que, com uma Lumina em mãos, consiga-se colocar 2 ou mais monstros em campo e, com seus efeitos, enviar várias cartas essenciais para a estratégia do deck ao cemitério, tais como Wulf, Necro Gardna, Plaguespreader Zombie, etc. O combo mais forte do deck é iniciar um duelo com 1 ou 2 Luminas e 1 Garoth em campo, com isso, geralmente se consegue terminar o turno com 4 ou 5 monstros em campo, além de 3 ou 4 cartas na mão e possivelmente 1 ou 2 Necro Gardnas no cemitério, o que é uma situação desesperadora para qualquer adversário. Entretanto, isso não é simples de se conseguir. Existem muitas armadilhas que podem travar o deck por completo, como Bottomless Trap hole, Torrential Tribute, Crush Card Virus (essa é tiro e queda contra Lightsworn), além de opções mais comuns em side-decks e anti-metas, tais como Skill Drain, Light-Imprisoning Mirror, Royal Oppression (qualquer uma dessas também é tiro e queda, porém cuidado com Royal Decree). Apesar de existirem muitas traps que acabam com o deck, nem sempre elas são necessárias, pois quando o deck vem com uma mão lenta, o jogo fica mais fácil. As mãos lentas acontecem porque algumas cartas que são boas quando enviadas para o cemitério geralmente não são tão boas quando compradas (Wulf, Necro Gardna, etc), além de existirem outras cartas que requerem que o jogo já tenha avançado até um certo ponto para serem usadas, sendo ruins de início (Celestia, Judgment Dragon, Beckoning Light, Monster Reincarnation, etc.). Basicamente, as condições para o deck "fluir" bem logo de início são:
1)Começar a partida
2)Ter CotLB ou Solar Recharge na mão
3)Não ter mãos iniciais parecidas com Beckoning, Wulf, Mystical Space Typhoon, Celestia, Garoth e Necro Gardna (mão totalmente morta).
4)Ter muita sorte, a ponto de enviar as coisas certas ao cemitério e comprar as coisas certas nas horas certas (pode parecer dificil, mas o deck tem uma boa diversidade de jogadas que o ajudam a dominar o jogo de diferentes maneiras).
O deck Lightsworn tem duas versões famosas e igualmente fortes. A primeira é o já mencionado deck Lightsworn puro, basicamente apenas com monstros Lightsworn e quatro ou cinco cartas que nada têm a ver com o tema (Plaguespreader Zombie por exemplo). A segunda é o Twilight, onde os Lightsworns são misturados com vários monstros Dark (Dark Armed, Gorz, Chaos Sorcerer, dentre outras techs). Em questão de estratégia, o Twilight é quase idêntico ao Lightsworn, exceto por 2 aspectos:
1)Quando o deck Twilight funciona corretamente, é mais forte que o lightsworn, tendo acesso a mais jogadas absurdas e monstros enormes, além de um maior controle de campo.
2)O deck trava mais, e quando trava, é muito difícil colocá-lo nos eixos. Entram no deck mais cartas que são inúteis no início do jogo, tornando as chances de se começar um jogo com uma mão horrível muito maiores, além de diminuir as chances de que a solução venha com a draw phase.
Com isso tudo em mente, chegamos ao mesmo dilema pelo qual passam todos os viciados em Lightsworn:
-Como aumentar as chances de que o deck comece com uma mão boa?
Existem alguns passos a se seguir:
1)Use Cartas que aceleram o início do jogo, como Card Destruction, Foolish Burial, ou Allure of Darkness (essa última em decks Twilight), além de CotLB e Solar Recharge obviamente.
2)Aumente a chance de se comprar essas cartas no início. O modo mais fácil de se fazer isso é diminuindo a quantidade de cartas no deck, portanto, 40 cartas é o número perfeito para isso (EXTREMO cuidado com o overdeck se utilizar apenas 40 cartas, as vezes você deverá optar por fazer a jogada mais conservadora apenas por segurança).
3)Diminua o número de cartas que travam sua mão, apesar de ser uma tarefa difícil, pois cartas como Wulf, Celestia e Necro Gardna são o que o deck tem de melhor, portanto é muito arriscado deixar todas elas de lado (entretanto, nada impede de experimentar como seria a sua vida sem algumas cópias delas).
Seguindo esses passos, o deck com certeza ficará mais leve, com mãos iniciais melhores, porém ainda existem chances de se ter mãos inúteis ou fracas. Sendo assim, o jeito é se defender por um tempo até conseguir jogadas mais ativas. Abuse do efeito da Lumina e abuse do Aurkus (uma ótima carta no meta atual), assim quem sabe o deck te dá o que você precisa. Tenha paciência e fé no coração das cartas.
Existe uma grande margem de usuários de Lightsworn no mundo todo (aproximadamente 35% do nacional do Brasil consistia de decks Lightsworn, ironicamente apenas um entrou no top 8, mais ironicamente ainda, um mês depois em outro grande torneio, apenas 5% dos decks eram Lightsworn), porém a maioria dos campeonatos é vencida por outros decks. Isso se explica pelo fato de que, apesar de o deck parecer fácil de se usar, existem alguns "costumes" dos duelistas que acabam fazendo com que o deck fracasse. Aqui vão mais algumas dicas:
1)O deck é rápido e com ele consegue-se fazer várias jogadas grandes seguidas, porém de vez em quando devemos pisar no freio. A vontade de invocar um Judgment Dragon e explodir seu campo de 3 Lightsworns para destruir o Goyo Guardian e o Sangan do oponente e tomar Bottomless é imensa, mas isso vai apenas dificultar um jogo que estava fácil (até mesmo ganho em algumas situações). Deve-se saber quando sair para o ataque e quando simplesmente passar o turno, enxendo o cemitério (e até mesmo a mão) de opções. Em suma, não é porque o deck é rápido que você tem que fazer todas as jogadas rápido. Pensar faz bem à saúde e ao seu jogo.
2)Apenas vá para o "tudo ou nada" quando não tem outro jeito. Muita gente enxe o campo de monstros, crente que se todos seus ataques passarem o jogo está ganho. Daí se deparam com algo "inesperado" como Gravekeeper's Spy, Gravekeeper's Guard, Mystic Tomato, Ryko, Waboku ou Threatening Roar, não conseguem ganhar o jogo e jogam o deck inteiro para o cemitério na End Phase.
Conheça o deck do oponente e suas armas, tenha certeza de que não há saídas para o oponente antes de arriscar algo muito grande (ou se houver, que sejam poucas).
3)Lightsworn é um deck conhecido por todos e que possuí muitas fraquezas. Principalmente na hora do side deck, saiba o que te espera e se proteja adequadamente, pois contra Lightsworn, uma carta basta para travar o deck todo e vencer com folga. Não caia em armadilhas óbvias.
4)A mais importante. Sempre que possível, guarde suas melhores cartas para o final. O oponente já terá que realizar um grande esforço para destruir seus lightsworns pequenos do campo, imagine ter de lidar com um Judgment Dragon de ultima hora com apenas uma carta na mão! (Além disso, ganhar desse modo é sempre mais bonito e você irá impressionar muitas criancinhas e até alguns marmanjos bobos).
Agora você já entende parcialmente como o deck funciona. É realmente um deck forte, muito divertido de se usar e que te faz se sentir um ótimo duelista (quando o deck funciona). Sinta-se livre para testar, porém faça-o pelo YDM antes de comprar o deck, pelo bem do seu bolso, pois você talvez possa se arrepender.
DuVlad