Blackwing é o deck temático mais recentemente incluído no meta. Apesar de seu suporte "limitado" (não se compara à quantidade de suporte dos Gladiator Beasts ou Lightsworns) o deck se mostra extremamente agressivo e bate de frente com todos os outros decks top. Mesmo antes do lançamento de Raging Battle, quando o deck tinha basicamente 4 cartas apenas do tema, ele já mostrava a grande ameaça que viria a representar no futuro.
Recentemente, o deck venceu grandes campeonatos ao redor do mundo (Mundial e SJC Indianapolis, por exemplo), mostrando que tem potencial de sobra para dominar o meta. A grande vantagem do deck em relação aos outros é que os Blackwings possuem monstros com ótimos efeitos, que podem gerar vantagem de cartas facilmente buscando cartas do deck, podem trazer outros blackwings ao campo, combinando efeitos, além de poder invocar monstros muito fortes ao campo com grande facilidade.
Blackwing - Shura é uma das melhores armas do deck, ele pode ser invocado logo no início do jogo, junto a Black Whirlwind, para buscar do deck basicamente qualquer Blackwing necessário, além de no fim do turno, manter um monstro de 1800 de ATK com um efeito ameaçador em campo, é um bom modo de se começar um duelo. Blackwing - Gale é outro dos mais poderosos dos Blackwings, pois é um monstro que reduz o ATK de qualquer monstro do oponente pela metade, ou seja, um tuner que não é afetado por Bottomless Trap Hole (MUITO famosa e irritante, atualmente), e que mesmo sendo fraco, consegue destruir por batalha qualquer monstro de 2600 ou menos que o oponente possua em campo. Blackwing - Blizzard é outro grande suporte ao deck, um tuner que revive um Blackwing do cemitério, podendo desse modo reutilizar um Gale e seu efeito, ou ressucitar um Blackwing de nível 4 e trazer com facilidade um Goyo Guardian ao campo.
Apesar de muitos pensarem em Blackwings como um deck OTK explosivo, assim como os Lightsworns, o objetivo dos Blackwings é manter a presença de campo enquanto acumulam cartas suficientes para terminar com o jogo. Através da spell Black Whirlwind, você pode adicionar um monstro Blackwing à sua mão praticamente todo turno, o que significa basicamente que você ganha +1 todo turno simplesmente por invocar monstros ao campo, similar ao efeito dos gadgets. Porém, a diferença é que os Blackwings têm um bom ATK e efeitos dos mais variados, que podem acabar com a maioria das ameaças que o oponente coloca em campo.
Como se não bastasse, existem Spells e Traps que se encaixam perfeitamente no deck e que o tornam ainda mais ameaçador. Icarus Attack, por exemplo, ajuda a limpar o campo, possibilitando ataques mortais em seguida. Outro exemplo é Delta Crow - Anti Reverse, simplesmente uma trap exclusiva dos Blackwing com efeito similar a Harpie's Feather Duster.
Apesar de o deck, no geral, ter uma boa estratégia e de essa estratégia ter tudo para dar certo, devido a velocidade do meta atual, muitas vezes não há proteção de campo que segure a fúria de um ataque de Lightsworns, muito menos um cold wave, seguido de vários combos típicos do Synchro Cat que acabam com campo e mão com facilidade. Devido a esse tipo de ameaça, muitos usuários de Blackwing vêm adotando Threatening Roar no main deck, como forma de parar algumas jogadas, ou ao menos como forma de se manter vivo para revidar no turno seguinte com aquele Blackwing - Blizzard ou com Shura + Gale, guardados na mão justamente para esse tipo de emergências. Entretanto, apesar de necessário, Threatening Roar não é uma carta que combina com a estratégia de vantagem de cartas do deck Blackwing.
Todo esse cenário atual dos Blackwings pode estar prestes a mudar. Com a nova lista de banidas e restritas, que entra em ação em setembro, muitas coisas irão mudar no meta. Em particular, os Blackwings perderam poucas coisas: Dark Strike Fighter, que era muito útil ao deck na hora de lançar um OTK explosivo, a restrição de Solemn Judgment, que não era usado por todos, porém era uma maneira simples de proteger seu jogo de combos devastadores. Porém sem sombra de dúvida a maior perda do deck com a lista foi com a restrição de Blackwing - Gale, simplesmente a arma principal do deck. Com apenas 1 Gale, tornam-se muito mais difíceis tarefas simples do deck atual, tais como destruir synchros ou monstros poderosos ou mesmo fazer Synchros fortes (de level 7 principalmente). Apesar disso, o deck não está nem perto de acabado. Existem cartas que podem ajudar a re-utilizar o Gale perdido, como Dark Eruption ou o próprio Blackwing - Blizzard. De qualquer modo, não possível saber o impacto que a lista terá nos Blackwings, assim como o impacto do lançamento de novo suporte para o deck em ANPR, principalmente o mais promissor, Blackwing – Vayu (Quanto ao lançamento de ANPR, não deixe de conferir mais informações sobre nossas reviews sobre o lançamento do booster).
Em resumo, para que o deck obtenha sucesso, o segredo é focar-se no controle do campo e na vantagem de cartas. Utilizar o efeito de Black Whirlwind sempre que possível, enquanto usufrui dos efeitos dos monstros em campo, ao mesmo tempo que mantém outros monstros na mão como segurança. Na maioria dos casos, alguns poucos monstros em campo, protegidos por algumas Spells ou Traps são suficientes para segurar o jogo por um tempo, enquanto se acumulam opções na mão para que na hora certa, o deck possa desferir seu enxame mortal de monstros poderosos. Entretanto, com a lista isso pode mudar. É possível que o deck não consiga competir com o meta, é possível que o deck torne-se meta absoluto, assim como é possível que os novos lançamentos mudem completamente o modo de se usar Blackwings. O jeito é esperar para ver.
DuVlad