Entendendo os Gladiator Beasts

Gladiator Beasts é um deck que esta presente no metagame há muito tempo, por vezes dominando completamente o formato, por vezes quase desaparecendo dos tops. É um deck muito consistente e que requer muita atenção do duelista, pois fornece um vasto arsenal de monstros diferentes com efeitos diversos, que se usados corretamente podem acabar com todas as opções do oponente e travar completamente suas jogadas. Atualmente, o deck é o menos presente no metagame, vencendo apenas alguns campeonatos nacionais (Brasil, Costa Rica, Portugal, França, etc.), porém ainda pode ser muito irritante para o oponente se usado do modo certo.

Para quem não conhece o deck ou nunca jogou com ele, o deck pode parecer muito confuso e sem sentido. O objetivo do deck é controlar o campo o mais rápido possível, utilizando o efeito dos monstros como Murmilo, Gyzarus e Bestiari para destruir qualquer carta que o oponente tenha em campo, utilizando outros efeitos como os de Equeste e Secutor para aumentar a vantagem de cartas e, apos conseguir uma boa vantagem, controlar o resto do jogo, negando efeitos através de cartas como Gladiator Beast Heraklinos e Gladiator Beast War Chariot.

Atualmente, é uma tarefa dificil fazer com que um deck Gladiator Beast seja competitivo. O jogo esta rápido demais e com muitos monstros fortes, o que dificulta muito a tarefa do deck, controlar o campo. Assim sendo, tentaremos decidir quais cartas utilizar para que o deck torne-se forte, tendo em vista como funciona o resto do metagame:

    • Monstros:

São a parte mais facil. A maioria dos decks GB tem um padrão para os monstros, que varia em poucas cartas (os efeitos dos monstros ocorrem apenas quando são invocados diretamente do deck pelo efeito de um outro GB):

2 Laquari (Ganha 300 de ATK ao entrar em campo)

2 ou 3 Samnite (Pega uma carta GB do deck quando destrói um monstro por batalha)

1 ou 2 Darius (Revive um GB do cemitério)

1 ou 2 Equeste (Pega uma carta GB do cemitério para a mão)

1 Bestiari (Destrói uma Spell/Trap no campo)

1 Murmillo (Destrói um monstro face-up no campo)

1 Secutor (Quando batalha, invoca 2 GBs do deck para o campo)

1 Retiari (Remove de jogo uma carta do cemitério do oponente)

1 Hoplomus (Ganha 300 de DEF ao entrar em campo)

2 ou 3 Test Tiger

2 Rescue Cat

Essa e a base para a maioria dos decks GB. Algumas cartas variam com o modo de jogar do duelista, mas podem entrar no deck sem dificuldade, são elas:

X-Saber Airbellum

Gorz

Sangan

Cyber Dragon

Summoner Monk

Sea Koala

Elemental Hero Prisma

Algumas escolhas dentre os monstros podem parecer estranhas, mas são bastante comuns. Elemental Hero Prisma por exemplo, pode copiar o nome de GB Bestiari e enviá-lo do deck para o cemitério. Como o Prisma "torna-se" um GB, pode-se invocar um Test Tiger, com seu efeito voltar Prisma para o deck em troca de um GB Darius, que traz o Bestiari ao campo, possibilitando a fusão de Darius e Bestiari. Um dos modos mais fáceis de se fazer GB Gyzarus.

Outro exemplo é Rescue Cat, que pode ser tributado para trazer uma grande variedade de monstros, tais como GB Samnite, Test Tiger, Airbellum ou Sea Koala. A escolha principal é Samnite + Test Tiger, que possibilita invocar qualquer GB com efeito. Ou ainda pode-se invocar 2 Samnites e, se os ataques tiverem sucesso, mais 2 GBs entram em campo com efeito. São 2 GBs pelo preço de 1 Rescue Cat.

    • Spells

Não são muito usadas no deck GB, mas são essenciais. Alem das Spells padrão (Heavy Storm, Mystical Space Typhoon, Monster Reborn), elas geralmente são usadas para auxiliar os monstros, "liberando" o campo para que ataquem ou apenas abrindo brechas, virando os monstros do oponente para defesa ou diminuindo seus ataques, para que os GBs possam destruí-los por batalha mais facilmente (Book of Moon, Enemy Controller, Shirnk, etc.).

Cold Wave, especialmente, costuma ser uma ótima escolha, já que, ao ativá-la, o jogador consegue atacar com seus GBs e usar efeitos sem nenhum medo, o que pode gerar uma grande vantagem. Hoje em dia entretanto, Cold Wave não é muito útil, pois a maioria dos decks fortes utiliza combos poderosos que usam apenas monstros, que podem destruir todo o campo enquanto Cold Wave impede que o duelista se defenda.

Alem disso, às vezes o deck tem necessidade de monstros específicos para fazer combos, ou mesmo para defesa. Para isso, muitos decks utilizam Gladiator Proving Ground, que ajudam a buscar Bestiari, quando uma fusão é necessaria, Laquari, para destruir monstros e buscar por outros, ajudando com a vantagem, ou Hoplomus, para defender o campo até que as cartas necessárias sejam compradas. Os outros GBs podem ser buscados também em qualquer situação anormal, mas esses 3 são os principais e mais úteis. Deve-se levar em conta que Gladiator Proving Ground é uma Spell que funciona como monstro, portanto não deve ser usada em decks que já possuam muitos monstros, pois isso pode travar a mão somente com eles.

    • Traps

Sao os principais suportes do deck. Ajudam a destruir grandes monstros com efeitos desagradáveis, coisa muito frequente no metagame atual. As principais, além das "staples" (Mirror Force e Torrential Tribute), sao:

Waboku

Gladiator Beast War Chariot

Solemn Judgment

Bottomless Trap Hole

Dimensional Prison

GB War Chariot é a principal estrela da estratégia dos GBs atuais. Ela nega qualquer efeito de monstro a qualquer hora (inclusive na irritante damage step), e pode ser re-utilizada com o efeito de GB Equeste, que a pega de volta do cemitério para a mão. Assim, você consegue travar facilmente muitos decks em que efeitos de monstros são essenciais, tais como Synchro Cat e Lightsworn.

Waboku é uma trap que funciona maravilhas com GBs. Com ela, seus monstros não são destruídos por batalha. Assim, você pode “negar” os ataques de quaisquer monstros grandes e ainda utilizar os efeitos de seus GBs no fim da Battle Phase. Além disso, é uma carta que protege seus Life Points, muito útil em uma época em que o OTK é uma constante em qualquer campeonato.

As cartas básicas de qualquer deck GB são essas. O deck fica estável e consegue vencer com facilidade a grande maioria dos decks, porem, ainda é uma tarefa dificil derrotar os decks rápidos que temos à disposição hoje. Entretanto, nada é impossível. Vimos Gladiator Beasts conquistar um nacional super disputado como o do Brasil e ainda conquistar um explendido 2º lugar no nacional americano, com mais de 1200 duelistas. O deck é o mais barato que temos no meta atualmente e é divertido de se usar, portanto vale a pena experimentar. Todas as sugestões acima são apenas os modelos mais famosos utilizados atualmente, o que não quer dizer que o deck não possa ser construído de outras maneiras e com outras estratégias, portanto, sinta-se livre para fazer experiências com ele.

DuVlad