Nos últimos meses, pudemos comprovar a existência de um meta consistente, que muda muito pouco de torneio para torneio. Nos tops, temos Lightsworn, sempre em maioria, alguns Twilights (que são praticamente Lightsworns), alguns Destiny Zombies (que inclusive vêm ganhando popularidade com o lançamento do Hidden Arsenals que nos trouxe o Brionac e o Catastor) e alguns poucos Dimensional Chaos. Além desses, há um deck que sempre está presente nos tops, algumas vezes incluisive vencendo campeonatos: Blackwings!
Algumas coisas mudaram no deck desde o formato passado. Gale foi restrito, porém para a surpresa de muitos, isso não foi suficiente para acabar com o deck, que ganhou alguns reforços. Com o lançamento do Ancient Prophecy, veio o Blaccwing Vayu, que fornece várias novas estratégias para o deck Blackwing. Com seu efeito, pode-se invocar um synchro Blackwing removendo o Vayu + outro Blackwing do cemitério, e o melhor de tudo, o efeito do Vayu não é custo. Resultado, esse Special Summon pelo efeito do Vayu não é afetado por Royal Oppression, já que mesmo que o oponente pague 800 pelo efeito, o Vayu e o outro Blackwing se mantêm no cemitério, podendo simplesmente tentar novamente o efeito. Assim sendo, a maioria dos Blackwings atuais utilizam Royal Oppression de main deck, e isso é um dos detalhes que fazem do deck um dos mais fortes que temos hoje. O deck tem muitas formas de se fazer special summon, porém elas não são obrigatórias para que o deck funcione, enquanto outros decks, tais como Gladiator Beasts ou Lightsworn precisam dos special summons para se manter fortes.
Além disso, o deck ganhou um novo arsenal de Synchros. Brionac, que ajuda a descartar os Vayus no cemitério enquanto limpa o campo do oponente, originando combos e, possivelmente, OTKs. Catastor, que, acima de tudo, é um Synchro LV 5 com um ótimo efeito, muito eficiente contra Gladiators ou Lightsworns. Mist Wurm, que é o Synchro LV 9 que nunca tivemos.
Além do BW Silverwind, exclusivo dos Blackwings, que possuí um ótimo efeito de destruição em massa, porém graças a sua condição de invocação complicada é mais provável que você use ele sem efeito: removendo um Vayu e um Armor Master.
O deck ficou mais forte com esses reforços, porém, como se não bastasse, originou um novo tipo de Blackwing, com novos combos e novas estratégias, o deck se chama Vayu Turbo.
O Vayu Turbo leva cartas diferentes do Blackwing original. Dark Grephers, Armageddon Knights, Burial from D.D., Necro Gardnas e outros. A estratégia é utilizar Grepher e/ou Armageddon para jogar os monstros no cemitério e fazer vários synchros, combinando Vayu+Sirocco/Armed Wing e, com Burial, refazê-los. Com esses combos, nunca faltam monstros fortes no campo, que vem rapidamente, sendo muito possível um OTK.
Resumindo: apesar de ter perdido forca com o desfalque de 2 Gales, o deck continua firme e forte. É um deck versátil, que gera vantagem fácil de cartas e com combos que o possibilitam sair das mais diversas situações. Recomendo que dêem uma chance ao deck, pois ele é mais forte do que parece e ainda pode trazer muitas surpresas no futuro.
DuVlad