Como montar um deck competitivo
Introduçao
Quando um jogador começa a jogar yu gi oh, seu principal defeito não é a falta de cartas raras e/ou caras, mas sim a falta de experiencia. Depois de anos jogando e vendo pessoas começando montando seus priemeiros decks e tals, percebe-se alguns problemas obvios na montagem desses decks.
O objetivo desta serie de artigos é de explicar inicialmente conceitos basicos e depois se aprofundar na criaçao de decks de yugioh. Ele é destinado a todos aqueles que estão começando a jogar, e àqueles que querem jogar torneios, mas ainda tem duvidas na criação de seus decks.
O primeiro problema, é sempre o numero de cartas no deck. Por não saber exatamente o que tirar do deck, ou por medo de perder o jogo por acaba o deck, ou ainda por gostar de todas as cartas que estão la, os jogadores tendem a esquecer o essencial, quanto mais cartas no deck mais dificil de compra a carta que vc precisa na hora em que vc precisa. Um deck normalmente não deve ter mais de 43 cartas, (claro alguns decks precisam de mais cartas, mas isso é uma exceçao não a regra), quando estiver criando seu deck tente manter-se em torno de 40 cartas.
Outro problema comum é a relaçao entre as cartas no deck. Para evitar mãos ruins, aproximadamente metade das cartas do deck devem ser de monstros e a outra metade de armadilha e magicas. Tambem não se deve ter muitos monstros de tributo no deck, pois em grande quantidade esses contribuem para mãos ruins, mas do que qualquer outra carta, é im possivel dar um numero aqui pois ios monstros de tributo estão intimamente ligados a sua estrategia. Decks rodando cartas como "soul exchange" ou "treeborn frog" comportam bem mais mosntros de tributos que outros decks.
Depois de analzarmos o basico vamos partir pra conceitos um pouco mais avançados:
O primeiro passo pra se montar um deck, antes mesmo de se escolher o tema, eh decidir a maneira que o deck vai rodar. Mas perae o que é isso? Bom vamos apresentar os estilos mais comuns de yugioh.
Controle: Com certeza o tipo mais comum de deck, o objetivo deste deck é obter uma vantagem de campo e de cartas, ou seja ter mais cartas que o oponente tanto na mão quanto no campo e se aproveitando disso ganhar o jogo.
Aggro: Decks aggro são decks que visam obter presença de campo o mais rapido possivel, mesmo que isso signifique ter menos cartas na mão. Com o objetivo de ganhar o jogo o mais rapido possivel.
Burn: São decks que visam causar dano ao oponente, atraves de efeitos sem necessidade de atacar. Normalmente esses decks gastam todos os seus recursos ( cartas) para acabar com o oponente antes que esse possa reagir
Stall: São decks que usam cartas para atrasar o jogo, e impedir que o oponente ataque. Enquanto eles buscam pelas cartas necessarias pra ganhar o jogo.
OTK(one turn kill): é o nome dado a decks capazes de ganhar o jogo em apenas um turno.
Muitos decks usam uma combinação desse estilos de jogo: podemos ver stall/burns stall/otks e mesmo aggro/otk.
Claro, você que leu até aqui deve estar se perguntando o que fazer com todas essas informaçoes? Repare que todas os estilos de jogo levam como referencia como utilizar suas cartas, gasta-las rapidamente e ganhar o jogo? Usa-las para esperar a combinção certa que vai lhe ganhar o jogo? Ou controlar o jogo e reduzir as chances de seu oponente ganhar enquanto aumenta as suas?
Tudo isso sera discutido no proxima parte do artigo: O conceito de "card advantage".