188) Colmatação de drenos

Drenagem - Como Evitar a Colmatação Física de Geotêxteis

Colmatação é o processo de deposição de grãos e transportados e carreados pela ação da água em movimento e per colação que são depositados nos vazios do elemento drenante.

Está deposição das partículas nos vazios do solo é chamada de colmatação interna, quando ocorre na superfície do corpo do solo e chamada de colmatação de superfície.

Fazer uma camada filtrante adequada minimiza e evita a colmatação dos DHP - Drenos Horizontais Profundos, saber escolher o elemento adequado para permitir apena a passagem da água e não entupir com o solo ao longo dos anos as suas minusculas partículas sabendo escolher o material adequado é importante para vida útil dos Drenos.

Apos entupimento dos Drenos Horizontais Profundos podemos partir para o processo de tentativa de colocar uma pistola de tubo metálico no interior do tubo e injetar uma altíssima pressão de água através de bombas de pressão para tentar desobstruir a passagem e vazios colmatados da manta, bidin, tela mosquiteiro é um processo de tentativa que pode voltar a eficiência dos drenos.

Tipos distintos de materiais na camada drenante

Uma das questões mais pertinentes em relação à geotêxteis e geocompostos drenantes é a possibilidade dos mesmos sofrerem colmatação (ou colmatagem) e tornarem-se inaptos a realizarem os trabalhos de filtração e drenagem.

A colmatação física de um geotêxtil ocorre quando os vazios existentes entre os fios poliméricos que compõe o material,

são preenchidos por partículas sólidas (geralmente solo), impedindo assim a passagem de líquidos, “entupindo” as aberturas do geossintético, reduzindo drasticamente sua permeabilidade.

Para se evitar que os geotêxteis e geocompostos drenantes sofram colmatação, deve-se selecionar uma faixa de solo

coerente com as aberturas aparentes e de filtração do geotêxtil adotado, ou seja, o solo deve ser composto por partículas que não sejam capazes de atravessar o geotêxtil, criando-se assim um pré-filtro, não só evitando a colmatação do geotêxtil, mas também melhorando a eficiência da drenagem como um todo (Figura 3).

Caso o solo do local onde será aplicado o sistema drenante seja argiloso, é recomendado a adoção de uma camada de areia na interface de contato com os geotêxteis e geocompostos drenantes, ou a realização de um ensaio de probabilidade de colmatação entre os materiais.

MacTex® H são geotêxteis não tecidos de alta qualidade fabricados a partir de fibras de polipropileno ou poliéster de alta tenacidade, consolidados por agulhamento e termo calandragem. O produto é adequado para todas as aplicações de um geotêxtil convencional, mas especialmente indicado para obras de filtração e separação.

Os geotêxteis MacTex® e os geocompostos MacDrain® são produzidos sobre criteriosos controles de qualidade e de produção, sendo agulhados e calandrados de maneira a compatibilizar adequada resistência mecânica com excelente permeabilidade, permitindo ainda que as aberturas de seus poros sejam compatíveis com solos de variadas granulometrias, maximizando a drenagem e minimizando a possibilidade de colmatação física.

MacDrain®

A presença de águas de infiltração e percolação nos solos causa inconvenientes e problemas para os mais variados tipos de obras de engenharia civil.

É necessário, então, prover estas obras de eficazes sistemas drenantes que evitem a presença destas águas em pontos que possam comprometer o satisfatório comportamento da estrutura.

Um eficaz sistema de drenagem é composto por três elementos básicos: o drenante, que capta e conduz as águas de infiltração/percolação, saneando o solo; o filtrante, que impede o carregamento das partículas de solo para o interior do elemento drenante, o que provocaria sua colmatação e conseqüente perda da vazão, e o coletor, que conduz a água drenada para a descarga.

O MacDrain® é um geocomposto leve e flexível para drenagem, cujo núcleo drenante é constituído por uma geomanta tridimensional com espessuras de 10 ou 18 mm.

Esta geomanta é fabricada a partir de filamentos de polipropileno ou poliamida (nylon), tendo índice de vazios em torno de 95%. O núcleo é termosoldado a um ou dois geotêxteis não-tecidos de poliéster em todos os pontos de contato.

Os geotêxteis se sobressaem por 10 cm além do núcleo, ao longo das bordas longitudinais para garantir juntas contínuas do sistema drenante. Para sobreposições na direção transversal, corta-se o núcleo e um dos geotêxteis (quando houver dois), deixando sobressair o remanescente por 10 cm.

Dúvidas mais freqüentes sobre MacDrain®

1 - MacDrain®, que tipo de material é este?

É a evolução tecnológica dos drenos tradicionais, onde combina-se um núcleo altamente drenante (que substitui a brita), para permitir o rápido escoamento da água com um filtro (que substitui o geotêxtil) para inibir a passagem do solo permitindo a passagem da água, sendo ambos fabricados com material sintético.

A grande vantagem é ter um só produto com os benefícios dos dois sistemas.

2 - Não precisar usar geotêxtil, brita e tubo?

Somente o tubo para acelerar o escoamento da água, pois o MacDrain® é um aprimoramento tecnológico deste sistema tradicional, pois foi concebido para eliminar as dificuldades de execução existentes.

3 - Colocando o MacDrain® embaixo de uma torneira, foi possível notar que a água escorria sobre o geotêxtil. Qual seria a explicação para este problema?

Esse fenômeno ocorre devido ao fato do geotêxtil ser resinado, que cria uma certa tensão superficial, fazendo com que o produto tenha um tempo de resposta inicial menor, entretanto, nas condições em que normalmente o MacDrain® será empregado, o mesmo terá o tempo suficiente para romper esta tensão e funcionar com eficiência.

4 - O material suporta o peso do piso?

Sim, o material pode ser submetido até uma pressão de 5tf/m2 sem perder sua eficiência.

5 - Quantos quilos agüenta?

Segundo testes realizados na USP – São Carlos, o MacDrain® 2L colocado na posição horizontal (situação mais desfavorável), pode ser submetido à uma pressão de até 5tf/m2 e ainda assim conseguirá drenar 144l/h.

6 - O produto não vai entupir com o tempo?

O geotêxtil funciona como um filtro que impede que as partículas de solo adentrem ao núcleo, impedindo perda da eficácia do dreno pelo entupimento do sistema.

7 - O produto é impermeabilizante?

Não, ele atua como auxílio aos sistemas de impermeabilização por não permitir que a área protegida fique submetida a um período de tempo prolongado a ação da água.

8 – A aplicação necessita de mão de obra especializada?

Não, a aplicação do MacDrain® é muito simples e rápida, não necessitando de mão de obra especializada, entretanto, a Maccaferri disponibiliza através de seu site, COMICS de instalação para cada finalidade em específico ou caso necessite apoio técnico com engenheiros especializados.

9 – Quais os tipos de MacDrain® existentes no mercado?

Hoje a Maccaferri disponibiliza ao mercado de construção civil, vários tipos de MacDrain®, um para cada tipo de utilização:

MacDrain® 2L – Drenagem de muros, pisos e áreas gramadas.

MacDrain® 2L FP (Fôrma Perdida) – Drenagem de muros e pisos onde uma face do MacDrain® ficará em contato com o concreto ou argamassa.

MacDrain® 1L e J – Drenagem de floreiras, jardins ou áreas onde o sistema será submetido a baixas pressões.

MacDrain® TD (Trincheira Drenante) – Drenagem de rebaixamento freático em pavimentos rodoviários e pisos, podendo também ser utilizado em áreas verdes e gramados (campos de futebol).

MacDrain® R (núcleo Rígido) – Aplicações de drenagem onde é necessário altas resistências a pressões, como em aterros sanitários.

10 - Tem alguém que já está utilizando?

A Maccaferri está comercializando este tipo de solução desde 1995, entretanto, sua aplicação estava restrita a segmentos de mercado muito específicos.

Somente a partir de 2002 é que se iniciou a fabricação do produto em larga escala e foi possível ampliar os horizontes de utilização. Veja alguns cases MacDrain®

Execução de um Dreno horizontal Profundo

Dreno Horizontal Profundo

Introdução: Falhas na drenagem do solo são os grandes vilões da estabilidade de taludes ou muros de contenção. O Dreno Horizontal Profundo, ou DHP, tem por finalidade drenar a água do solo a fim de minimizar a carga que o solo exerce sobre o talude ou muro de contenção.

Detalhe do Dreno Horizontal Profundo captando as águas de diversos

níveis de surgência inclusive parte do lenços freático e água de precipitação.

Aplicação: O Dreno Horizontal Profundo, ou DHP, é uma técnica recomendada para solos com grande concentração de água ou muros de contenção que foram edificados abaixo do nível de afloramento da água.

Execução: A técnica é relativamente simples, sendo que a perfuração do solo é o processo mais complexo. Recomenda-se a perfuração do solo à 10 graus de inclinação a fim de facilitar o escoamento, geralmente furos de 1” superior ao diâmetro do dreno. O dreno consiste em um tubo de PVC com perfurações e envolto em tela bidin ou similar montado antes da sua instalação à perfuração no solo. A profundidade dos drenos depende de estudos de sondagem do solo.

A importância dos DHP's no solo grampeado.

O dreno horizontal profundo, é um dispositivo constituído por tubos ranhurados ou perfurados, revestidos com manta geotêxtil, geossintética ou tela de nylon, que quando instalados em perfurações sub-horizontais captam e conduzem para fora a água contida no interior de maciços.

Normalmente, o DHP é instalado com inclinação de 5 a 10 graus com a horizontal, em perfurações com diâmetros que variam de 2 a 4 polegadas e montados com tubos PVC ou metálicos de diâmetro entre 1 ½ e 3 polegadas.

As profundidades dos DHP s podem variar de 30,00 a 60,00 dependendo da presença da linha de surgencia dos lençóis freáticos

Reportagem - Estaca Raiz e Serviços Especiais DHP - (Dreno Horizontal Profundo)

www.consultoria.naresi.com

WWW.NARESI.COM

LAN - LUIZ ANTONIO NARESI

Especialista em Geotecnia e Fundação Pesada

Rua Delfim Moreira, 85 / 701 - Centro

36.010-570 - Juiz de Fora - MG - Brasil

Tel.: (32) 3212-9170

Tel.: (31) 99230-1333- TIM

naresi@naresi.com