183) Injeção de Consolidação de maciços com Resinas Estruturais e Expansivas

Injeção de Silicatos expansivos e estruturais para tratamento de túnel

Duas palavras resumem uma obra de reforma da laje de piso do Túnel XIV, em Mendes (RJ): inovação e segurança. Isso porque os colaboradores investiram na tecnologia, usando um bicomposto de silicato para substituir concretos tradicionais, garantindo o retorno às atividades mais rapidamente. Além disso, várias estratégias foram adotadas para que a obra fosse finalizada com zero acidente. Aperte o play para conferir.

As imagens foram gravadas antes da pandemia do novo coronavírus.

Roteiro: Victor Alexsander

Imagens: Geraldo Magela e Victor Alexsander

Edição: Geraldo Magela

INJEÇÃO DE RESINAS ESTRUTURAIS

RESINAS DE ESPUMA DE POLIURETANO

As resinas de espuma de poliuretano são desenhadas para expandir em contato com água e assim bloquear temporariamente o ingresso de água através da fissura ou vazio. Sua rápida reação expansiva em contato com água forma uma espuma resistente, flexível e elástica. Para impermeabilização permanente, essas espumas de poliuretano são usualmente reinjetadas com uma resina não expansiva adequada, geralmente à base de poliuretano, conforme indicado a seguir.

IMPERMEABILIZAÇÃO COM INJEÇÃO DE POLIURETANO HIDROEXPANSIVO

RESINAS DE GEL DE POLIURETANO

As resinas de poliuretano são hidrofóbicas, flexíveis e usadas para a vedação e impermeabilização não estrutural de vazios, fissuras ou juntas. Sua baixa viscosidade permite uma boa penetração na estrutura de concreto para selar infiltrações, garantindo uma vedação elástica durável. As resinas de poliuretano apresentam uma adesão excelente ao concreto devido a sua característica hidrofóbica. Em vazios, fissuras e juntas com alta penetração de água é necessário realizar uma pré-injeção de resina de espuma de poliuretano para estancar temporariamente o ingresso de água, como mencionado anteriormente.

RESINAS ACRÍLICAS

As resinas acrílicas são hidrofílicas, altamente flexíveis e usadas para injeções não estruturais de fissuras, juntas e vazios, incluindo a injeção através de sistemas de mangueiras, sistemas de membranas compartimentadas e injeções em grandes áreas com vazamentos (tipo cortina). Como têm uma viscosidade extremadamente baixa (semelhante à da água), as resinas acrílicas têm as propriedades ideais de penetração. Seu tempo de reação (endurecimento) é igualmente ajustável, flexibilizando a adaptação do material de injeção às condições ambientais existentes em obra (ex.: temperatura e distância de injeção). Os materiais à base de resina acrílica selam e impermeabilizam infiltrações devido ao seu comportamento hidrofílico expansivo em contato com água. A limpeza do equipamento de injeção pode ser facilmente feita com água

RESINAS EPÓXI

As resinas epóxi possuem uma resistência elevada à tração e à compressão em relação ao concreto. Como são geralmente considerados materiais rígidos, elas são amplamente usadas para reparos estruturais de fissuras e vazios em estruturas ou elementos de concreto armado. Sua baixa viscosidade permite uma excelente penetração nas estruturas, o que também ajuda a assegurar a transferência permanente de carga, devido à excelente aderência entre epóxi e concreto. Os materiais à base de resina epóxi são indicados para requisitos estruturais e aplicações em substratos secos ou ligeiramente úmidos.

SUSPENSÃO DE MICROCIMENTO

As suspensões de microcimento ou “graute de microcimento” não são flexíveis e, consequentemente, não se acomodam a movimentos por serem rígidas e à base de polímeros modificados. Hoje em dia elas são usadas em trabalhos de injeção estrutural para selar fissuras ou vazios estáticos, ou juntas de construção. Devido à modificação de polímeros, este material cimentício pode ter uma excelente trabalhabilidade, assim como boas características de penetração.

PARA RETORNAR A PÁGINA PRINCIPAL CLIQUE NO LINK ABAIXO

WWW.NARESI.COM