180) Reforço de solos com Geossintéticos - Solo envelopado

O reforço de solos com geossintéticos:

 Engenheira de aplicação da HUESKER Synthetic, Marie-Therese van Kessel, fala sobre construções em solo reforçado com geossintéticos, método de construção que possibilita que se faça fundações, taludes para construção de aterros íngremes e muros de contenção verticais.

Ao introduzir geossintéticos em um maciço de solo, basicamente se está visando dar mais resistência àquele tipo de solo que esta sofrendo de algum tipo de instabilidade.

Se por um lado isso não implica necessariamente em um melhoramento da composição natural do próprio solo, por outro lado traz um ganho considerável de performance em relação ao seu “comportamento mecânico global” enquanto estrutura, melhorando seu fator de segurança.

Isso acontece, porque existe uma transferência de esforços devido ao peso antes que sobrecarregava o solo, agora sobrecarregará os elementos resistentes que resistem a tração e são dimensionados para esta função para os elementos de geossintéticos que foram agregados aquele maciço.

O conceito de solo reforçado:

O conceito de solo reforçado é amplamente divulgado na Engenharia Civil desde os anos 60 para cá, depois das ideias de Henri Vidal em torno da técnica da terra armada, reforçar solos, seja com geossintéticos ou outros materiais, tem sido uma prática cada vez mais comum.

Vantagens dos geossintéticos:

Apesar da vasta gama de materiais disponíveis para esse tipo de procedimento, os geossintéticos oferecem diversas razões pelas quais devem ser utilizados.

A primeira vantagem dos geossintéticos diz respeito à sua eficácia.

Ao aplicar esse tipo de material em obras de aterro, por exemplo, eles naturalmente aumentarão a estabilidade global e melhorarão o desempenho da estrutura em termos de deslocamentos.

O segundo ponto positivo, geralmente bastante considerado pelos engenheiros e empresas, é o custo-benefício.

Os geossintéticos, além da qualidade, apresentam custo reduzido em relação às soluções consideradas mais “tradicionais” pelo mercado.

A terceira vantagem relevante em se fazer reforço de solos com geossintéticos é o fato de o material ser um dos mais seguros para esse tipo de procedimento.

Classificações de solos reforçados:

Indiferentemente de quais materiais estão sendo utilizados para reforçar um solo, o resultado final pode ser classificado de duas formas:

a) Solos macro-reforçados

Quando os elementos de reforço utilizados são de grande porte comparados aos grãos de solo (varões, grelhas, membranas, barras etc).

Qualquer inclusão influencia no volume de solo significativo (por isso é recomendado limitar o número de elementos de reforço).

b) Solos micro-reforçados

Quando os elementos de reforço são de pequeno porte (filamentos, fibras, microgrelhas etc).

Qualquer inclusão também influencia no volume de solo significativo (recomendado um número elevado de elementos de reforço.

Solos reforçados com geossintéticos são classificados de acordo com a localização do reforço, tipo de solicitação, tipo de estrutura e tipo de aplicação.

O grande problema e que deve se ter um controle de qualidade eficiente e seguir todas a metodologia informada no projeto para garantia de não haver problemas de recalques indesejados fase ao término da obra.