168) Execução de dreno horizontal profundo em taludes ferroviários - DHP

Metodologia

1) Drenagem

A prática usual recomenda sempre a execução de serviços de drenagem profunda e de superfície. Para drenagem profunda usa-se o DHP - Dreno Subhorizontal Profundo. Os drenos de superfície são os drenos de paramento e as canaletas.

1.1) Dreno subhorizontal profundo

São elementos que captam as águas distantes da face do talude antes que nela aflorem. Ao captá-las, eles as conduzem ao paramento e as despejam nas canaletas.

Os drenos subhorizontais profundos, DHPs, resultam da instalação de tubos plásticos drenantes de 1¼" a 2", em perfurações no solo, de 2½ a 4".

Os tubos são perfurados e recobertos por manta geotêxtil ou por tela de nylon. São drenos lineares embutidos no maciço, cujos comprimentos se situam, normalmente, entre 6 e 18 m.

Abaixo um exemplo

Execução de uma fiada de geodrenos de grande diâmetro, em aterro de solo-enrocamento e intersectando o talude escavação de natureza rochosa, para alívio das pressões hidrostáticas.

Notar as peças de furação necessárias para o avanço nos diferentes materiais, bem como o revestimento do furo e a sequência dos trabalhos para evitar, quer o colapso do furo, quer o esmagamento do geodreno.

Os geodrenos começaram a efetuar a sua função drenante cerca de 4 horas após a sua instalação.

Local da plataforma ferroviária para execução de dreno horizontal profundo

Revestimento HW dotado de sapata diamantada para permitir a execução do furo em enrocamento impedindo que o furo fecha para na sequencia introduzir o tubo de drenagem para captar a água do lençol freático

Perfuração integral com furo revestido para aplicação do DHP

Perfuração rotativa em diâmetro HW

Apos a conclusão da perfuração e introduzido o dreno de PVC perfurado e corrugado


Instalaçao de Dreno Horizontal Profundo (DHP)

Após a introdução do dreno horizontal profundo em PVC corrugado perfurado o revestimento HW e retirado garantindo a eficiência do dreno ao longo de todo seu trecho

Local da execução dos serviços

1.2) Dreno de paramento

São peças destinadas a promover um adequado fluxo às águas que chegam ao paramento vindas do talude.

Para os drenos de paramento, ou aqueles atrás e adjacentes ao revestimento de concreto, tem-se o dreno linear contínuo e o barbaça.

O dreno tipo barbaça é o resultado da escavação de uma cavidade com cerca de 20 x20 x 20 cm, preenchida com material arenoso, tendo como saída tubo de PVC drenante, partindo do seu interior para fora do revestimento com inclinação descendente. Trata-se de uma drenagem pontual.

O dreno linear contínuo é resultado da instalação, numa escavação, de calha plástica drenante revestida por manta geotêxtil ou por dreno fibroquímico.

Ele estende-se ao longo da direção vertical da crista até o pé do talude, aflora na canaleta de pé e é considerado um dreno linear.

Trata-se de uma opção eficiente, recomendável para projetos.

1.3) Dreno de superfície

As canaletas de crista e pé, bem como as de descida d'água, são moldadas no local e revestidas por concreto projetado e deve ser analisado, a cada caso, o eventual efeito erosivo no despejo, causado por esta forma de captação e condução das águas.

LAN - ESPECIALISTA EM FUNDAÇÕES PESADAS E GEOTECNIA

www.naresi.com

https://sites.google.com/site/naresi1968/naresi

Luiz Antonio Naresi Júnior é engenheiro civil com ênfase na área de Saneamento, possui pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, Analista Ambiental pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), e em Engenharia Geotécnica pela UNICID (Universidade Cidade de São Paulo). É especialista em obras de Fundação Profunda, Contenções de Encosta, Obras de Artes Especiais, Projetos de Contenção, Infraestrutura Ferroviária e Rodoviária. Atualmente é sócio da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica), diretor do Clube de Engenharia de Juiz deFora (MG) desde 2005 até 2017, participa como voluntario pela ABMS como apoio a defesa civil de Belo Horizonte, Professor da Escalla Cursos para Mestre de Obras (CEJF / CREA/MG), Professor da Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais, em Especialização lato sensu em M. ENG. EM ENGENHARIA GEOTECNICA, da disciplina, Fundações Especiais, Patologias e Soluções, consultor de fundação pesada e geotecnia, comercial e assessor da diretoria da Empresa ProgeoEngenharia Ltda .

Livros:

https://www.flipsnack.com/naresi/monografia-curso-de-geotecnia-eng-luiz-antonio-naresi-j.html

Endereços para contato:

LAN CONSULTORIA GEOTECNIA E FUNDAÇÕES - RPA

RUA DELFIM MOREIRA, 85 - SALA 701 - 2o andar

CEP. 36.010-570 - JUIZ DE FORA - MG - BRASIL

TEL.: (31) 99230-1333 - TIM

TEL.: (32) 3212-9170

www.consultoria.naresi.com

naresi@naresi.com