INSTRUMENTAÇÃO GEOTÉCNICA - PIEZÔMETROS
A instrumentação é definida como a ciência que estuda, desenvolve e aplica instrumentos de medição e controle de processos, sendo utilizada para acompanhar o comportamento de uma barragem ou fundação, por exemplo, podendo alertar para o desenvolvimento de condições inseguras.
1) PIEZÔMETROS.
O que são Piezômetros:
Piezometros são dispositivos que, em contato com o solo, respondem à pressão de água do lençol freático do local em que estão instalados.
Sua aplicação, de forma geral, pode ser colocada em duas categorias, quais sejam a de monitorar o padrão de fluxo de água ou e fornecer índice de resistência da massa de solo ou rocha.
Dentre os vários tipos de piezômetros existentes, o mais simples é o hidráulico, pois não envolve necessariamente dispositivos elétricos ou eletrônicos sofisticados. Estes instrumentos utilizam fluidos hidráulicos (água, óleo, etc), em seus sistemas de medidas. Os instrumentos mecânicos baseiam-se no comportamento elástico linear do aço. Os instrumentos operados pneumaticamente utilizam princípio de funcionamento idêntico aos hidráulicos, mudando apenas o fluido. No passado utilizava-se ar e atualmente o gás nitrogênio.
Instrumentos dotados de transdutores de deformação que utilizam extensômetros elétricos de resistência enquadram-se nos instrumentos elétricos. São instrumentos sensíveis a variação de temperatura.
Procedimento Executivo Simplificado:
A seguir, descreveremos brevemente alguns tipos de piezômetros e outros instrumentos para medições no lençol freático.
2) INDICADORES DE NÍVEL D´ÁGUA
Os indicadores de nível d´água são basicamente poços de observação, frequentemente instalados durante a fase de investigações geotécnicas para observação de flutuações sasonais do nível d´água.
Sua aplicação é limitada pois cria-se conexão vertical entre as diversas camadas de solo, não sendo possível portanto a medição da pressão neutra do lençol freático em camadas específicas.
Muito semelhante aos indicadores de nível d´água mas neste piezômetro a secção filtrante estará apenas na camada em que deseja-se medir a pressão de água.
A instalação também é simples e de custo reduzido em relação aos piezômetros automatizados.
odelo esquemático de Piezômetro de Casagrande
Instalação de piezômetros em barragem de rejeitos
Os piezômetros pneumáticos utilizam sistema simples de leitura. Trata-se de dispositivo com diafragma, inserido no solo e com ligação à superfície por meio de tubulação. Por meio de leitor pneumático, insere-se gás e pela leitura de pressão quando da abertura do diafragma do pressiômetro, obtem-se a pressão neutra da camada em que o dispositivo está instalado.
A vantagem deste piezômetro em relação aos elétricos é que ele pode ser fabricado em materiais plásticos, não corrosivos, garantido robustez e durabilidade.
O piezômetro de corda vibrante (vibrating wire), é bastante usual em obras de instrumentação geotécnica, sendo aplicável para a maioria das situações. Este piezômetro possui um diafragma metálico que separa a água dos poros do sistema de medição. Um fio tensionado é preso ao ponto médio do diafragma de modo que a deflexão do diafragma cause mudanças na tensão do fio, sendo possível então a medição da pressão de água na região.
Sua instalação pode ser feita em perfuração preenchida com calda de cimento e bentonita e as leituras são realizadas por meio de leitores digitais.
São equipamentos particularmente interessantes para leituras automatizadas e dependendo do tipo de terreno é possível utilizar o dispositivo “push-in”, que consiste em piezômetro de corda vibrante que pode ser inserido no solo sem prévia perfuração, com perfuratriz hidráulica, de forma semelhante à cravação de um Piezocone.
Piezômetro de corda vibrante “push-in”
Instalação de piezômetro do tipo “push-in”.
6) REPRESENTAÇÃO EM BOLETINS DE PIEZÔMETROS INSTALADOS