outraspublicações

OUTRAS PUBLICAÇÕES

 

Corpo de Enfermagem

A Enfermagem esteve presente na Delegação da Madeira desde a sua criação, no ano de 1870.

No Hospital de sangue da CVP ou no Posto de Socorros sempre houve auxiliares de enfermagem ou enfermeiros com vínculo laboral à CVP.

Também no seio do grupo que reorganizou o sector do socorro e emergência que originou a Coluna de Socorro “Henry Dunant” existiam alguns enfermeiros voluntários que integravam as equipas de ambulância. Eram no entanto em pequeno número e nunca funcionaram de modo organizado.

O Corpo de Enfermagem da Delegação da Madeira da CVP foi activado em Março de 2000 e é constituído por voluntários enfermeiros possuídos do espírito humanitário da instituição, os quais após a frequência do curso de Técnicas de Emergência para Enfermeiros Tripulantes de Ambulância de Socorro e respectivo estágio, fazem o seu compromisso de honra. Desde então todos os anos têm sido feitos recrutamento de novos voluntários, contando actualmente a CE com 36 voluntários Enfermeiros.

Embora com uma escala própria do Corpo, os voluntários Enfermeiros integram as equipas de socorro em cooperação com os socorristas da Coluna de Socorro, constituindo para estes um apoio no aspecto técnico e para o sinistrado/doente, a garantia de um socorro mais eficaz e avançado.

Nos seus seis anos de existência o Corpo de Enfermagem formou cerca de 70 Enfermeiros com o curso de Técnicas de Emergência para Enfermeiros Tripulantes de Ambulância de Socorro.