comorenasceoce

COMO RENASCE O C.E. 

"Somos um grupo aberto ao exterior, exigente, empenhado, determinado, inovador e responsável, talvez por isso só alguns conseguem permanecer!"

Em Março de 2001, foi proposta à Direcção da Delegação da Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa, a possibilidade da criação de um Corpo  de Enfermeiros na área do Socorro Pré Hospitalar.

Depois de apresentado o Projecto, onde se incluiam a Formação específica e Estágios nas Ambulâncias da CVP Madeira bem como os Objectivos de curto, médio e longo prazo, a Delegação apadrinhou a ideia e iniciamos os trabalhos.

Em Setembro de 2001 teve início o 1º Curso de Técnicas de Emergências para Enfermeiros Tripulantes de Ambulâncias de Socorro com a presença de vinte e dois candidatos.

Em Dezembro de 2001 prestaram Juramento de Fidelidade aos Princípios da C.V.P. dez novos Enfermeiros acrescido de três que já  o tinham efectuado no passado, totalizando desta forma treze, o que se convencionou chamar-se de Grupo Fundador.

Para melhor dinamizar o grupo foram eleitos por sufrágio universal o Coordenador e este nomeou o Adjunto e o Secretário com a anuência do Conselho de Enfermagem.

Inicialmente a ideia seria do Grupo ficar integrado na Coluna de Socorro (Unidade de Socorro) da Delegação, mas atendendo aos Estatutos da C.V.P. a estrutura foi repensada e deu-se início à caminhada que nos trouxe até ao dia de hoje. Pelo caminho ficaram as reuniões e acantonamentos onde se prepararam os Regulamentos e o  Planeamento dos Cursos . Seguiram-se as Reuniões Técnicas onde debatemos e analisamos críticamente o trabalho desenvolvido em cada mês.

Os princípios desde a reactivação, e que se mantêm, são:

1º Um Enfermeiro, um voto.

2º Não existem maiorias, existem consensos!

3º Enfermeiros são comandados por Enfermeiros e formados por Enfermeiros.

4º Respeito pelo Regulamento do C.E.

5º Aprender, praticar, ensinar e aprender de novo.

6º Ser a imagem do Código de Honra do C.E.

7º Ser Voluntário da C.V.P. mas acima de tudo ser Enfermeiro da C.V.P. 

8º Eleição da Coordenação de 3 em 3 anos.

9º Revisão do Regulamento de 2 em 2 anos.

10º Gostamos do que fazemos para servir o próximo, mas gostamos ainda mais dos próximos que nos ajudam a "Melhor Servir". 

 HISTÓRIA