actanº31

PANFLETO  

Que dizem os Estatutos

C.V.P. , sobre o Corpo de Enfermagem?

Corpo de Enfermagem da C.V.P

  Compete ao Corpo de Enfermagem, entre outras, as seguintes funções:

Cooperar com os diferentes Sectores do Voluntariado e outros Sectores e Órgãos da Instituição.

Organizar e colaborar em Cursos, Conferências, Estudos, Seminários, e outras Actividades Científicas e Pedagógicas com interesse para a valorização profissional dos Enfermeiros, da Comunidade do indivíduo e, Coordenação com os Centros de Ensino e Formação da C.V.P.

Prestar sempre que solicitado, Cuidados de Enfermagem  nos diferentes níveis de prevenção.

Actuar sempre que for solicitado em situações de Emergência. 

 SOMOS OS ÚNICOS ENFERMEIROS NO PAÍS, A FAZER PARTE DAS EQUIPAS DE AMBULÂNCIAS. 

Corpo de Enfermagem

Os Enfermeiros Voluntários da C.V.P. poderão ter uma colaboração activa nestas Unidades, quer a nível  da Coordenação, Formação e Prestação de Cuidados

 Equipas de Socorro

Unidades com preparação de Socorro a feridos, doentes e deslocados, podendo ainda especificar-se nas áreas de:

 Grupos de Socorro

Equipas especialmente preparadas e com meios para a prestação de Primeiros Socorros, Levantamentos, Reanimação, Triagem e Evacuação de feridos ou doentes e também montagem de abrigos e instalações de emergência.

Estes Grupos podem ainda ser preparados para prestação de socorro especiais, nomeadamente em caso de guerra nuclear, biológica e química, confecção e distribuição de alimentos, montagem e guarnecimento de estruturas hospitalares de emergência e identificação e tratamento de cadáveres.

 Direcção de Ensino de Socorrismo

Os Enfermeiros poderão ser Formadores da Escola, mesmo não sendo Voluntários da C.V.P. Actualmente existem no activo cerca de 80 Formadores, sendo 7 Enfermeiros.

Na nossa Delegação contamos com 17 Enfermeiros  com Curso de Formação de Formadores, colaboram também  connosco no Quadro Auxiliar 5 Enfermeiros.  Até ao final do ano de 2007 contaremos com mais 1.

Quatro dos nossos Formadores encontram-se a trabalhar no SEMER (Serviço Emergência Médica Regional) que  ministram Cursos de AMT e AMS e Desfibrilhação Automática aos Bombeiros de toda a Região, assim como colaboram na formação dos Médicos e Enfermeiros dos Centros de Saúde com Urgência e ainda aos Auxiliares de Acção Educativa da Secretaria Regional da Educação.

 Funchal 

2007