despesas

Início : : Receitas e Despesas : : Despesas

A despesa orçamentária é classificada segundo sua natureza, sendo dispostas em um conjunto de códigos. 

A agregação principal é denominada Categoria Econômica. Esta categoria é dividida em Despesas Correntes (despesas que não contribuem para aquisição de bem de capital) e Despesas de Capital (aquelas que contribuem para a formação ou aquisição de bem de capital). 

O segundo código de agregação é o Grupo de Natureza da Despesa, cuja associação de elementos apresenta as mesmas características quanto ao objeto do gasto, podendo ser classificadas como:

A terceira agregação é a Modalidade de Aplicação. Esta agregação indica se os recursos são aplicados diretamente por entidades da mesma esfera de governo ou por outro ente da federação. O objetivo é possibilitar a eliminação da dupla contagem de recursos transferidos ou descentralizados. 

A quarta agregação é o Elemento da Despesa, cuja finalidade é identificar o objeto do gasto, como material de consumo, vencimento e vantagens, diárias, serviços de terceiros etc.

Ainda é possível a utilização de um último desdobramento, de uso facultativo. É o chamado Subelemento da Despesa. Pode ser usado caso o gestor precise detalhar ainda mais o Elemento da Despesa.

A execução da despesa orçamentária é dividida em três estágios:

Clique aqui para realizar outras consultas
sobre Despesas do Governo do Estado.

A despesa orçamentária é classificada segundo sua natureza, sendo dispostas em um conjunto de códigos.