EXPOSIÇÃO “ARTE SOBRE PAPEL - GRAVURA 

DO ITAÚ CULTURAL AO AMARP”

Quando: 01 de setembro a 01 de outubro de 2023

Onde: Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Como: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; finais de semana e feriados, das 16h às 22h.

Respeitando a classificação indicativa regulamentada pela Secretaria Nacional da Justiça, esta exposição tem Classificação Indicativa Livre.


Curadoria de Ademar Roberto Sebben
Exposição integrante da Primavera Nacional dos Museus (IBRAM)

Inaugura na sexta-feira, dia 01 de setembro de 2023, na Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho a exposição “Arte sobre Papel – Gravuras do Itaú Cultural para o AMARP”. A exposição acessível com obras do AMARP é integrante da Primavera Nacional dos Museus (IBRAM) e poderá ser conferida diariamente de forma gratuita.

Trata-se de um conjunto de 20 gravuras sobre papel, nas técnicas litografia, serigrafia e gravura em metal. O conjunto apresentado faz parte de uma coleção de 63 obras, incluindo, além dessas gravuras, obras em óleo e acrílico sobre tela e uma escultura em bronze, doadas ao AMARP pela respeitada instituição paulista.

Para o curador, Ademar Roberto Sebben, o conjunto apresentado é o resultado de paciente contato com as obras doadas, consulta a artigos e catálogos e sobretudo da convivência direta com alguns dos artistas gravadores e suas respectivas obras, em visitas a estúdios e exposições.

Além do importante conjunto de artistas brasileiros, incluindo-se alguns nomes basilares da gravura brasileira, como Renina Katz, Silvio Oppeheim, Miti Tsuneta e Mussuo Nakakuko a exposição conta com dois trabalhos de gravadores históricos reconhecidos internacionalmente e presenças constantes em acervos e coleções de museus mundo a fora. Tratam-se da gravuras em metal “Forest Hunting Skeltches, do inglês H. Alken, que viveu entre 1785 e 1851, e a também gravura em metal “Praia de Copacabana – Lagoa Rodrigo de Freitas”, do alemão Johan Moritz Rugendas que viveu entre 1802 e 1858.

A exposição terá sua visita guiada de abertura, conduzida pelo curador, no dia 01 de setembro, às 18h30min na Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho na Rua Luiz Antunes, 312 no bairro Panazzolo de Caxias do Sul.

A exposição acessível apresenta audiodescrição das obras, apresentação da exposição em LIBRAS e tem visitação gratuita até o dia 01 de outubro de 2023. A mostra tem classificação indicativa é livre e pode ser conferida nos seguintes horários: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; finais de semana e feriados, das 16h às 22h.

Todas exposições que envolvem obras do AMARP apresenta o mínimo de acessibilidade. O projeto é possível em uma parceria da Unidade de Artes Visuais com a Coordenadoria de Acessibilidade vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social da Prefeitura de Caxias do Sul.


Renina Katz

Silvio Oppenheim

Nilton Zanotti

Eduardo Iglesias

Herton Roitman

Lyria Palombini

Valmy Morais

Marília Rodrigues

Tito de Alencastro

Luli Hunt

Elizabeth Etzel

Miti Tsuneta

Massuo Nakakubo

Jussara Age

João Rossi

Selma Daffré

Ana Maria Lisbôa Mortari

Henry Alken

Johann Moritz Rugendas



EM BREVE GALERIA DE FOTOS



EM BREVE VISITA VIRTUAL

VISITAS

REGISTRE SUA VISITA


O registro da sua visita digital é muito importante para o nosso controle, além de ser muito fácil! Através da comprovação de frequência nas exposições virtuais, conseguimos avaliar que tipo de exposição proporciona uma visita mais assídua de pessoas. O registro de Visita também ajuda a reunir o feedback do público, assim podendo auxiliar a produção e organização de futuras mostras, exposições e projetos.