Exposição Comemorativa: "AMARP 20 Anos"

Audiodescrição

Ícone de LIBRAS

Vídeo em LIBRAS

Projeção Exposição Comemorativa

Quando: de 10 de maio a 23 de junho de 2024

Onde: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Como: segunda, das 9h às 16h; terça a sexta, das 9h às 22h; finais de semana, das 16h às 22h.

Respeitando a classificação indicativa regulamentada pela Secretaria Nacional da Justiça, esta exposição tem Classificação Indicativa Livre.


A Prefeitura Municipal da Cultura, através da Unidade de Artes Visuais da Secretaria da Cultura convida a todos para a “Exposição Comemorativa: AMARP 20 ANOS” e lançamento da digitalização do acervo, no dia 10 de maio de 2024, às 19h, na Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.

O fortalecimento da cultura caxiense passa pela percepção de que conservar e proteger o nosso patrimônio artístico também significa criar meios de aproximação entre arte e sociedade, e, realizar exposições com obras deste acervo é um dos caminhos para este enriquecimento.

As exposições com obras do AMARP acabam sendo a forma principal de dialogar e nos comunicar com a sociedade, apresentando diversidade e pluralidade conceitual com intuito de circulação, apreciação e valorização das obras e artistas do nosso acervo. E, contribuindo com este movimento, as exposições do acervo são acessíveis, tornando mais ampla sua apreciação, e aproximando todos os públicos. A acessibilidade em exposições de arte desempenha um papel fundamental na inclusão e no enriquecimento da experiência cultural para todos os visitantes. Ao garantir que as exposições sejam acessíveis a pessoas com deficiência física, visual, auditiva ou cognitiva, as instituições culturais não apenas cumprem princípios de equidade e justiça social, mas também enriquecem a diversidade de perspectivas e experiências que podem ser compartilhadas através da Arte.

Além das exposições, na noite do dia 10 de maio a Unidade de Artes Visuais tornará público a digitalização de todas as obras do Acervo Municipal de Artes Plásticas, apresentando fotografia das obras e informações dos artistas. A digitalização de um acervo e sua disponibilização ao público de forma gratuita representam um marco significativo na democratização do acesso à cultura e ao patrimônio artístico. Ao tornar as obras de arte acessíveis a todos, independentemente de barreiras geográficas, econômicas ou sociais, a digitalização amplia o alcance e o impacto da arte, permitindo que pessoas de diferentes partes do mundo possam explorar e apreciar obras de valor histórico e cultural inestimável.

A digitalização do acervo, além das exposições, constitui em um instrumento-chave para permitir o acesso público aos conteúdos do acervo. Essa iniciativa não apenas promove a educação e a pesquisa, facilitando o estudo detalhado das obras e seus contextos, mas também fortalece os laços entre as comunidades e a arte, inspirando criatividade, reflexão e diálogo intercultural.

Ao disponibilizar o acesso gratuito, a digitalização do acervo de artes promove a inclusão social, garantindo que o conhecimento e o prazer proporcionados pela arte estejam ao alcance de todos, independentemente de sua condição financeira ou localização geográfica. Dessa forma, a digitalização de um acervo de artes de forma pública e gratuita não apenas preserva e promove o patrimônio cultural, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais informada, diversa e conectada através da arte.

O AMARP PARA O FUTURO: Acessibilidade


A equipe da UAV preparou um material acessível da exposição, que facilitará a inclusão da Arte no cotidiano das pessoas que possuem deficiência. O intuito é ser um facilitador e tornar mais cristalino o  acesso às informações sobre as obras e os artistas do nosso acervo. Desde o ano de 2022, as exposições que envolvem obras do AMARP deverão ter os cuidados necessários para uma exposição acessível.

Esta ideia é possível através de uma parceria com a Coordenadoria de Acessibilidade vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social da Prefeitura de Caxias do Sul e com o apoio  da Imaginativa – Acessibilidade e Educação através da audiodescritora Milena Eich.

ABERTURA ONLINE

GALERIA DE FOTOS

VISITA VIRTUAL

VISITAS

REGISTRE SUA VISITA


O registro da sua visita digital é muito importante para o nosso controle, além de ser muito fácil! Através da comprovação de frequência nas exposições virtuais, conseguimos avaliar que tipo de exposição proporciona uma visita mais assídua de pessoas. O registro de Visita também ajuda a reunir o feedback do público, assim podendo auxiliar a produção e organização de futuras mostras, exposições e projetos.