Exposição "ORA et LABORA"

ìcone de Fone de Ouvido

Audiodescrição

Ícone de pessoa

Artistas

Ícone de lista

Lista de Obras

Ícone de LIBRAS

Vídeo em LIBRAS

Quando: de 02 de fevereiro a 25 de fevereiro de 2024

Onde: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Como: segunda, das 9h às 16h; terça a sexta, das 9h às 22h; finais de semana, das 16h às 22h.

Respeitando a classificação indicativa regulamentada pela Secretaria Nacional da Justiça, esta exposição tem Classificação Indicativa Livre.


A partir de fevereiro a Unidade de Artes Visuais apresenta mais uma exposição acessível e inédita com obras do Acervo Municipal de Artes Plásticas, o AMARP.  Dando abertura ao calendário expositivo do ano de 2024, convidamos a todos para prestigiar a exposição “ORA et LABORA – AMARP” com curadoria de Ademar Roberto Sebben, na Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.

O sagrado permeou a produção artística no Brasil durante vários séculos percorrendo quase todo período colonial, do século XVI até as primeiras décadas do século XIX. Para a exposição “ORA et LABORA – AMARP” com obras do acervo, reuniu-se um conjunto significativo de obras que exploram poéticas que se referem a fé, religião e trabalho. Algumas delas apresentam o tema de maneira clara e explicita, enquanto que outras remetem ao sagrado por meio de metáforas.

A presença do tema não é raro na arte que se produz na contemporaneidade se o entendermos como manifestação de poética do sagrado, do sobrenatural ou, também, como poderes naturais que inquietam a cultura, ou mesmo sugestões infrangíveis que se insinuam em coisas e pessoas. Ou até mesmo com a apropriação de símbolos consagrados.

Celebrando a abertura da exposição acontecerá a Visita Guiada de Abertura da exposição, conduzida pelo curador, no dia 02 de fevereiro, às 18h30min, seguida de uma Visita Guiada ao Acervo Municipal de Artes Plásticas  conduzido pelos servidores responsáveis pelo acervo: Felipe da Silva Vitória, historiador e Mona Carvalho, curadora e coordenadora da Unidade de Artes Visuais, às 19h.

Pedro Vicente Saretta

Valter Frasson

David Ratti

Rita Brugger

Célia Corrêa Pinto Amando

José Morini

Remy de Araújo Soares

Ricardo Frantz

M. Martinelli

Paulo Porcella

Irene Ludwig

Loraine Oliveira

Arones Rodrigues

Deja Rosa

Celso Bordignon


Genoveva Finkler

Rafael Pagatini

Aldo Toniazzo

Cristina Mazzocchi

Leonor Aguzzoli

Milla Magnabosco

Miguel Castro Leñero 

Francisco Stockinger

Beatriz Balen Susin

Juventino Dal Bó

Nestor Jr.

José Carlos Moura

Ado Malagoli

Nelson Jungbluth

Rogério Baierle

Mara Galvani

Isolda Pezzi


O AMARP PARA O FUTURO: Acessibilidade


A equipe da UAV preparou um material acessível da exposição, que facilitará a inclusão da Arte no cotidiano das pessoas que possuem deficiência. O intuito é ser um facilitador e tornar mais cristalino o  acesso às informações sobre as obras e os artistas do nosso acervo. Desde o ano de 2022, as exposições que envolvem obras do AMARP deverão ter os cuidados necessários para uma exposição acessível.

Esta ideia é possível através de uma parceria com a Coordenadoria de Acessibilidade vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social da Prefeitura de Caxias do Sul e com o apoio  da Imaginativa – Acessibilidade e Educação através da audiodescritora Milena Eich.

GALERIA DE FOTOS

VISITA VIRTUAL

VISITAS

REGISTRE SUA VISITA


O registro da sua visita digital é muito importante para o nosso controle, além de ser muito fácil! Através da comprovação de frequência nas exposições virtuais, conseguimos avaliar que tipo de exposição proporciona uma visita mais assídua de pessoas. O registro de Visita também ajuda a reunir o feedback do público, assim podendo auxiliar a produção e organização de futuras mostras, exposições e projetos.