Exposição "Magliani - Obra Gráfica"

Quando: de 06 de março de 2024 a 23 de março de 2024

Onde: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim

Como: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, das 10h às 16h.

Respeitando a classificação indicativa regulamentada pela Secretaria Nacional da Justiça, esta exposição tem Classificação Indicativa Livre.


Sempre que a pelotense Maria Lídia Magliani realizava uma exposição no Rio Grande do Sul era um acontecimento, como uma lufada do Minuano, sacudia estruturas. As obras aqui apresentadas nos contam histórias repletas de personagens que nos indagam e fazem refletir.

A artista possuía o dom de observar hipocrisias e tragédias da sociedade. Em alguns trabalhos rostos idiotizados se revelam, provável legado de sua experiência com teatro. Os rostos individualizados da série Todos (2005) possuem afinidades com os da série Um de Todos (2005), máscaras em metamorfose, seriadas, persona.

O sutiã desconfortável da série Alfabeto (2004) nos faz pensar na luta emancipatória feminina (dança gráfica?). Suas séries surgem em narrativas às vezes simultâneas como em Os Outros (2009) e Retratos de Ninguém (2002-2004). Em Cartas (2010), temos três pinturas de intenso cromatismo, com pinceladas curtas que lembram o gesto da incisão na madeira-matriz de uma xilogravura – a pintura se contamina. Na gangorra entre austeridade e bom humor, a artista brinca com a nossa percepção ao fragmentar e tornar cambiante o espaço em xilogravuras com aspectos de colagem.

Já no quase absoluto preto e branco da última série, Procura-se (2012), a figura é despersonificada em retratos insólitos. Há um tom quase solene de despedida.

A exposição Magliani - Obra Gráfica traz a carga do expressionismo que perpassa quase toda a obra da artista e nela, as influências de um passado jornalístico se revelam, assim como a sua relação com a literatura. Dostoiévski era seu autor favorito. Imaginemos o impacto na leitora Magliani ao se deparar com as xilogravuras ricas em ângulos e texturas com que o artista austríaco Axl Leskoschek ilustrou a tradução brasileira das obras do autor russo.

A maestria rende frutos duradouros. Todo ser sem fronteiras parte para o mundo vindo de algum ponto e é significativo que a itinerância desse conjunto, ao reunir de maneira inédita no sul do país a obra em gravura de Magliani, tenha início em Pelotas: Praia do Laranjal, pêssegos maduros, Pompas, Fúnebres na Praça Coronel Pedro Osório, no fundo, sempre esteve tudo lá.

A exposição Magliani – obra gráfica reúne um conjunto de 70 obras da artista gaúcha Maria Lídia Magliani (1946/2012), entre gravuras e pinturas produzidas ao longo de sua carreira.

O projeto é uma iniciativa do Núcleo Magliani.Centro de Referência da obra da artista, fundado em 2013 por Julio Castro, que assina a curadoria da exposição.

A itinerância desse acervo de grande relevância expõe, de maneira inédita no sul do país, a obra de Magliani em gravura. Iniciar o projeto pelo Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), em Pelotas, é significativo por se tratar da cidade natal da artista. Trata-se de uma homenagem e um importante encontro com a obra e a trajetória da artista gaúcha que teve destaque nacional para além das artes visuais, também no teatro e na ilustração.

Depois de Pelotas, a exposição seguirá para Caxias do Sul, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim. Na sequência, estará no Museu de Arte de Santa Maria (MASM) e, para finalizar o circuito, no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), em Porto Alegre.

Com a exposição Magliani – obra gráfica, o Sesc/RS e o IEAVi consolidam a parceria que busca promover a difusão e a circulação das artes visuais no território gaúcho, tornando visível o vigor da obra de Maria Lídia Magliani.

GALERIA DE FOTOS 

VISITA VIRTUAL

VISITAS

REGISTRE SUA VISITA


O registro da sua visita digital é muito importante para o nosso controle, além de ser muito fácil! Através da comprovação de frequência nas exposições virtuais, conseguimos avaliar que tipo de exposição proporciona uma visita mais assídua de pessoas. O registro de Visita também ajuda a reunir o feedback do público, assim podendo auxiliar a produção e organização de futuras mostras, exposições e projetos.