MERCADO DE ARTE

O MERCADO DE ARTE é uma feira voltada para produções artísticas do segmento das Artes Visuais que apresenta obras de diferentes linguagens e técnicas de variados artistas da cidade de Caxias do Sul, da região da Serra Gaúcha e capital. O Mercado de Arte tem como principal objetivo reunir artistas visuais e suas obras em diferentes linguagens com intuito de valorizar, fomentar e estimular à produção artística e os artista, despertando na comunidade o hábito do consumo da Arte local

O evento é exclusivo das Artes Visuais e tem inscrições anualmente para artistas participarem com as diversas expressões como fotografias, serigrafias, gravuras, xilogravuras, litogravuras, desenhos, pinturas, esculturas, aquarelas, colagens, fanzine, lambe-lambe e etc.

O Mercado de Arte tem apoio cultural da Sittal Madeiras, tem entrada franca e acontece no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho que fica na Rua Luiz Antunes, 312, no Bairro Panazzolo em Caxias do Sul/RS.

EDIÇÃO DE MARÇO DE 2024

O MERCADO DE ARTE é uma feira voltada para produções artísticas do segmento das Artes Visuais que apresentará obras de diferentes linguagens e técnicas de variados artistas da cidade de Caxias do Sul, da região da Serra Gaúcha e capital.

“O Mercado de Arte oferece para a cidade de Caxias do Sul um espaço específico para que haja valorização e investimentos em nossos artistas, através da exposição e comercialização de obras de Arte da cidade e da região”. cita a coordenadora da Unidade de Artes Visuais e criadora do projeto, Mona Carvalho.

O Mercado de Arte acontecerá no domingo, dia 10 de março de 2024, a partir das 15h30min, no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (Rua Luiz Antunes, 312) e seu principal objetivo é reunir artistas visuais e suas obras em diferentes linguagens com intuito de valorizar, fomentar e estimular à produção artística, despertando na comunidade o consumo da arte local. O evento é exclusivo das Artes Visuais e contará com a exposição e comercializando de obras envolvendo  fotografias, serigrafias, gravuras, xilogravuras, litogravuras, desenhos, pinturas, esculturas, aquarelas, colagens, fanzine, lambe-lambe e etc. 

Os artistas que estarão participando são: Carolina Muniz, Clara Koppe, Deise Lume, Dirceu Monteiro, Eduarda Sbeghen, Galpão BGV, Josias Silveira, Luana Martini, Michael Roberto de Barros, Simone Rosa e Vera Genro. 

Além da diversidade em obras de Arte para apreciação e comercialização, às 16h30min acontecerá uma Visita Guiada ao Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (AMARP) e às 17h30min apresentação do Luigi Anghinoni no palco do Zarabatana Café. Ambas atrações são gratuitas.

A mediação da Visita ao AMARP será realizada pelo servidor e historiador Felipe da Silva Vitória. O ponto de encontro será às 16h30min, em frente a sala administrativa da Unidade de Artes Visuais, no térreo do Centro de Cultura.  O acervo foi criado em 07 de maio de 2004 e tem como objetivo conservar a produção artística da cidade ao longo da história. O acervo possui grande diversidade de obras, feitas por artistas de renome local e nacional, incluindo diversos gêneros e técnicas como pintura, gravura, escultura, fotografia e demais linguagens da Arte Contemporânea. O AMARP integra à Unidade de Artes Visuais (UAV), que atualmente realiza a guarda, conservação, manutenção, registros das obras mantidas no acervo além de realizar diversas ações internas e externas com as obras em exposições de Arte e materiais educativos.

Às 17h30min, o palco do Zarabatana recebe o Luigi Anghinoni e seu novo show“Stand Up Tragedy”. Uma conversa musicada onde as canções revelam muito sobre nossa forma de sentir, nossos dilemas, tragédias, hábitos e até nossa sexualidade. Para ilustrar essa viagem, o músico toca um repertório de composições e de versões  de músicas icônicas  que falam diretamente sobre o nosso íntimo. 

Nesta programação especial do Mercado de Arte, o Centro de Cultura também oferece visitações às exposições que estarão em cartaz: a exposição Exposição “Mel de Cabaú” Samir Tuffy e Exposição Acessível “A Arte Sonora: Reflexões das linguagens contemporâneas”, que possui acessibilidade através de QRCODE em LIBRAS sobre a exposição e audiodescrição das obras.

SOBRE OS ARTISTAS PARTICIPANTES 2024

Carolina Muniz

É fotógrafa na cidade de Caxias do Sul, formada e laureada em Fotografia pela Universidade de Caxias do Sul e estudante do curso de Formação Pedagógica em Artes Visuais pela Uniasselvi. Estuda processos alternativos da fotografia, como a Cianotipia, produz suas obras desde 2018. 

Josias Silveira

Josias Silveira é artista plástico transplantado de córnea de ambos os olhos, ilustrador, desenhista, roteirista, escritor, colorista, quadrinhista e professor de arte. Participa de exposições de arte desde 2005, sendo premiado em algumas delas. Tem em seu portfólio profissional várias ilustrações para capa de livros, para revistas, jornais, gibis e outros. Seus principais trabalhos autorais publicados na área da literatura são: O Último dos Tropeiros (2020); Print Self - Olho por olho (Fevereiro de 2022); DESUMANOS e os outros (Agosto de 2022). 

Luana Martini

Luana Stela Martini, é formada em Design Gráfico, pela FSG, ilustradora, pintora e diagramadora de livros.Possui no currículo mais de quatro anos de curso de desenho analógico. Suas principais técnicas são: pintura a óleo, aquarela e ilustração em giz pastel.

Simone Rosa

Nasci em Santa-mariense/RS, iniciei minha participação no mundo das artes ao ingressar no bacharelado em Artes Plástica em 1986, na UFSM. No ano seguinte participei em salões (seleções e prêmios), seguida de exposições coletivas e individuais. Sou especialista em Design de Calçados pela FEEVALE, mestre em Projeto de Produto na Engenharia de Produção e mestre em Arte Contemporânea pela UFSM, e atualmente sou doutoranda em Design na UFRGS. Dedico-me a docente em cursos de Arte e Design e priorizo a arte em minha vida. Há pouco tempo optei por Caxias do Sul/RS como minha morada e aqui mantenho o meu ateliê. No mercado de arte deste ano apresento três poéticas (de diferentes épocas): as máscaras com verdades transitórias, as mandalas na busca da essência humana e o beija flor como símbolo de esperança em dias melhores. O cotidiano é permeado de múltiplas reflexões e como artista imprimo minha interpretação.

Vera Genro

Vera Genro, na década de 80 cursei artes plásticas na Universidade Federal de Santa Maria. Participei de alguns eventos artísticos e exposições de arte. Em Caxias do Sul, onde resido desde 2001, fui membro da CASF - Conselho de Avaliação, Seleção e Fiscalização do Departamento de Fomento da Secretaria Municipal de Cultura, por duas edições no final da década de 2000. Por anos me dediquei exclusivamente a advocacia, tendo voltado a produção artística neste ano.

Eduarda Sbeghen

Eduarda Sbeghen é uma artista de Garibaldi, Rs.Acadêmica de Artes Visuais Bacharelado pelaUniversidade de Caxias do Sul (UCS).Sua produção é focada em desenho e pintura nas técnicas de aquarela, grafite e namkim. Asinspirações de seus trabalhos vem em sua maioria de mitologias, simbolismo, art nouveau e universos fantásticos literários e de jogos digitais.Uma característica presente em suas obras é a transmorfia entre objetos, pessoas ematérias. Através das temáticas envolvidas, a artista busca trazer em suas obras questõesda relação da natureza humana com o mundo e de paixões que perduram no coração ememória das pessoas.

Dirceu Monteiro

Dirceu, um talentoso artista, revelou sua afinidade com as artes desde a infância. Aos sete anos, iniciou seu caminho desenhando, demonstrando um dom natural para a expressão artística. Essa paixão cresceu ao longo dos anos, levando-o a explorar o vasto universo das artes visuais. Aos 20 anos, deu um passo importante ao ingressar em seu primeiro curso de desenho, absorvendo fundamentos essenciais e construindo uma base sólida para sua jornada artística. O curso não apenas aprimorou suas habilidades, mas também despertou seu interesse pela pintura.Movido pela vontade de explorar novas formas de expressão, Dirceu se aventurou na pintura a óleo de forma autodidata, produzindo quadros que refletiam sua criatividade e evolução como artista.Em 2015, descobriu o fascinante mundo do realismo ao começar a desenhar com grafite, desafiando-se a capturar detalhes minuciosos.Essa descoberta abriu portas para um novo nível de expressão artística. Movido pela ambição de aperfeiçoar suas técnicas, escolheu aprofundar seus conhecimentos por meio de um curso especializado na área.

Michael de Barros

Michael Roberto de Barros, nascido e criado em Caxias do Sul, buscou na pintura uma válvula de escape às pressoes do trabalho na indústria metalúrgica.Sempre foi interessado em artes, fotografia, música, dança e especialmente pintura. Iniciou os seus estudos em desenho à carvão em 2013, mas foi em 2016 quando iniciou os estudos em pintura à óleo com o Professor William Marx, que começou a tratar com mais seriedade o trabalho artístico.Desde então, tem buscado aprender as diversas nuances da pintura, trabalhando com diversos materiais como tinta a óleo, tinta acrílica, texturas, spray, decalque, etc.O artista se considera um aprendiz, e busca não se prender a barreiras.Trabalha em alguns momentos com paisagens, pinturas tradicionais e religiosas, enquanto em outros momentos flerta com pinturas abstratas ou com influência da pop arte e da música.Ainda hoje pintar é um hobby que preenche os espaços livres nos momentos de folga do trabalho, ou quando não está com sua família, com sua esposa Andrelissa e seus dois filhos Alice e Luigi.

Deise Lume

Ser um corpo feminino sujeito a diversas formas de violência inspirou o trabalho da artista, que explora a condição feminina como objeto central da sua arte.Deise acredita no poder transformador da artede influenciar, educar e causar verdadeiras revoluções.A mistura e a descoberta de novas técnicas é o que impulsiona o trabalho da artista, que já passou por diversas influências e segue se descobrindo a cada nova obra.É fotógrafa, ilustradora, artista plástica e artesã caxiense. Domina técnicas de desenho, pintura, bordado e fotografia, aprendidas em mais de 15 anos de experiências e estudos.É formada em Comunicação Social e atua como terapeuta de Sagrado Feminino e Ginecologia Natural.

Galpão BGV

Microempresa sediada em Caxias do Sul que têm como objetivo principal o desenvolvimento independente de arte e cultura regionalista.Ilustrações. Pinturas. Desenhos. Retratos. Ensino de música.Gravação e edição de áudios. Venda de artigos rústicos. Comércio de artigos.

Clara Koppe

Artista visual com trabalhos em gravura expandida por meio de litogravuras, xilogravuras e fotogramas. Possui formação em graduação de Licenciatura Plena em Educação Artística com início na Universidade Federal de Pernambuco (UFP) e conclusão na Universidade de Caxias do Sul (UCS) 1987; Pós-Graduação na Modalidade de Especialização em Psicopedagogia Institucional na Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro. Atualmente participa de Estudos de Arte Contemporânea e Pintura Avançada com Ana Zavadil no ateliê de Susan Mendes POA, RS; e do Clube da Gravura da UCS. Campus 8.Seu trabalho de pesquisa artística tem se desenvolvido com o olhar imerso no emaranhado urbano.

Luigi Anghinoni

Luigi Anghinoni é músico e compositor gaúcho radicado em Recife/Olinda, onde iniciou sua carreira com a música “Charme da Carranca” escolhida para integrar a coletânea Recife Lo-fi contendo canções de artistas independentes da efervescente cena musical pernambucana. Desde então participou da produção e arranjos no primeiro disco do cantor Johnny Hooker, e teve mais composições publicadas em coletâneas de música da região metropolitana do Recife. O artista tem um álbum lançado, “Pagan Gospel” de 2021, e no momento lança seu novo show “Stand Up Tragedy” no Centro Cultural Ordovás.

REGULAMENTO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2024

A Unidade de Artes Visuais tem o prazer em convidar os profissionais das Artes Visuais para participarem do processo seletivo para mais uma edição do Mercado de Arte que irá acontecer no início do ano de 2024, nos meses de fevereiro e março.

O evento MERCADO DE ARTE tem como principal objetivo valorizar os artistas visuais da cidade e região, estimular a produção artística e despertar na população o hábito do consumo da arte local.

A ação é exclusiva das Artes Visuais, voltada para a exposição e comercialização de obras envolvendo as diversas linguagens como fotografias, serigrafias, gravuras, xilogravuras, litogravuras, desenhos, pinturas, esculturas, aquarelas, colagens, fanzine, lambe-lambe e linguagens da Arte Contemporânea. 

Para participar, os artistas deverão ler o regulamento na UAV DIGITAL (clicando no e-card abaixo)  e se inscrever apresentando seu material expositivo. As inscrições são gratuitas e acontecerão de 04 a 30 de janeiro de 2024

LEIA O REGULAMENTO

MERCADO DE ARTE

REGULAMENTO EDIÇÃO FEVEREIRO E MARÇO DE 2024


CRONOGRAMA


Inscrições: 04 a 30 de janeiro de 2024

Resultado: até 05 de fevereiro de 2024

Envio de Termo de Compromisso e demais infos: 07 de fevereiro de 2024

Dias do Mercado de Arte: 18 de fevereiro e 10 de março


DAS INSCRIÇÕES


As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas de 01 a 30 de janeiro de 2024.


Os artistas selecionados deverão participar de duas edições do Mercado de Arte, sendo eles em dois domingos, nos dias 18 de fevereiro e 10 de março de 2024, das 15h30min às 20h.


Podem se inscrever artistas plásticos e artistas visuais da cidade de Caxias do Sul e região, acima de 18 anos de idade que trabalhem com as seguintes linguagens: fotografia, serigrafia, gravura, xilogravura, litogravura, desenho, pintura, escultura, colagem, fanzine, lambe-lambe e semelhantes;


Não serão permitidas inscrições que contemplem artesanato, culinária e/ou moda (brechós e semelhantes) o Mercado de Arte é uma feira exclusiva para obras de artistas do segmento das Artes Visuais;


As inscrições podem ser individuais e/ou de coletivos, sendo o último, a inscrição deverá ser realizada por um (01) responsável de escolha do grupo/coletivo;


A inscrição será validada se for preenchida corretamente, com todas as documentações solicitadas e devidamente enviada até 23h59min do dia 30 de janeiro de 2024, através de um formulário disponibilizado pela UAV na UAV DIGITAL.


Para a realização da inscrição será necessário que o artista reúna as seguintes informações: 


a) RG, CPF e comprovante de endereço e/ou declaração do responsável 

b) Relação das obras a serem expostas através de fotografias, com ficha técnica;

c) Breve perfil artístico de apresentação do artista ou do coletivo para divulgação (em documento editável);

d) Foto do artista (perfil) ou do coletivo;

e) Telefone/whats com ddd e perfil de instagram


SELEÇÃO


Serão selecionados até 12 (doze) expositores que apresentarem propostas artísticas que contemplem as seguintes linguagens: fotografia, serigrafia, gravura, xilogravura, litogravura, desenho, pintura, escultura, colagens, fanzines e semelhantes.  


Com intuito do estímulo ao consumo da produção local e da valorização do artista da cidade e da região, os critérios de avaliação serão: apresentação do material a ser exposto, técnica, suportes e diversidade nas produções apresentadas.


A seleção será composta pela equipe da Unidade de Artes Visuais (UAV), e um(a) convidado(a) pela Secretaria Municipal da Cultura, sendo ele representante da sociedade civil ou do órgão público. 


A seleção será divulgada através da plataforma da Unidade de Artes Visuais até o dia  05 de fevereiro de 2024. É de responsabilidade do proponente/artista acompanhar o resultado e estar presente nos dias do evento.


A seleção já automaticamente confirma a participação para as duas datas deste regulamento. Caso o artista desista e/ou não poderá participar, o mesmo deverá nos informar em até (02) dois dias após divulgação do resultando para o e-mail (uniartes@caxias.rs.gov.br) dando espaço para artistas da lista de espera.


DISPOSIÇÕES FINAIS DO MERCADO DE ARTE


O evento tem intuito de acontecer na área interna do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho nos dias 18 de fevereiro e 10 de março do ano de 2024, das 15h30min às 20h. 


As datas podem sofrer alteração e serão sempre confirmadas com os participantes selecionados através do e-mail e telefone cadastrado.

O Mercado de Arte irá emprestar 01 (uma) mesa estilo feira (cavaletes e tampo) e 01 (uma) cadeira. A mesa tem o total de 1,40 x0.70cm. O material deverá ser devolvido na mesma maneira que lhe foi emprestado, sendo responsabilidade do artista o cuidado com o material; 

Será permitido, se houver interesse (e sobre responsabilidade de cada selecionado) de integrar até um (01) item a mais no seu espaço expositivo (seja varal, um cavalete, enfeite), respeitando o seu espaço (tamanho da mesa, sendo aproximadamente 1,40 por 1,50 o total do espaço total de cada artista). 

Não será permitida fixar pregos e semelhantes nas paredes do Centro de Cultura.


É extremamente importante e obrigatório que o artista responsável esteja presente no evento, se responsabilizando pelo seu espaço, sendo também de sua responsabilidade apresentação do espaço e a ambientação de cada expositor, tornando o evento esteticamente atraente e aconchegante para nosso público; 


Caso seja necessário ausências é solicitado que o artista se responsabilize por alguém que possa representá-lo no período pontual de ausência;

O evento acontecerá das 15h30min às 20h, sendo, a montagem dos expositores será pontualmente às 15h e a desmontagem das 20h às 20h30min.


Esta chamada é para artistas visuais que possuam produções artísticas interessados na comercialização através da participação do MERCADO DE ARTE, todo e qualquer envolvimento com a comercialização é de responsabilidade do expositor/artista;


A seleção e participação do Mercado de Arte, não contempla nenhum valor de ajuda de custo e/ou cachê para os artistas selecionados;


A Unidade de Artes Visuais estará oferecendo aos artistas espaço para comercialização de suas obras para o consumo da arte local, com apoio ao espaço expositivo e divulgação sem custos para o artista;


Não há cobrança de comissão sobre nenhuma obra vendida;


Artistas faltantes sem justificativa serão vetados de participar das demais chamadas da Unidade de Artes Visuais;


A Prefeitura de Caxias do Sul reserva o direito de utilização de imagens do evento, bancas e objetos comercializados para a divulgação de ações culturais, autorizando o direito de uso de imagem a qualquer tempo; 


Os casos omissos serão resolvidos pela Unidade de Artes Visuais e pelo Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho da Secretaria Municipal da Cultura;


O ato de inscrição ao Mercado de Arte implica no conhecimento e total concordância do profissional das definições deste regulamento;


Caso não haja o mínimo de inscritos, o evento poderá ser cancelado;


As informações serão sempre divulgadas na plataforma da UAV DIGITAL (sites.google.com/view/uavdigital/) e nas redes sociais oficias da Secretaria da Cultura de Caxias do Sul e do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.


AOS SELECIONADOS

Após a lista de divulgação dos artistas selecionados os mesmos devem enviar até dia 07 de fevereiro de 2024 os seguintes materiais para formalização de sua participação:

(a) Termo de Compromisso (será enviado por e-mail para os selecionados); (b) 2 fotografias (vertical e horizontal) do coletivo ou artista; (c) 2 fotografias (vertical e horizontal) de 2 obras para divulgação; (d) confirmar dados: perfil do instagram e telefone celular com whats com DDD.


DEMAIS INFORMAÇÕES


Dúvida, os contatos oficiais da Unidade de Artes Visuais são: uniartes@caxias.rs.gov.br  e telefone: (54) 3901.1067.

REGISTROS DOS ENCONTROS DE 2023:

PARTICIPANTES DO MERCADO DE ARTE 2023

Edição 1o semestre: Aline Fredriksson, Carolina Muniz, Coletivo UN, Eduarda Elisa, Josias Silveira da Silva, Lila (Ana Eliza Felisberto), Ilka Filippini, Lua (Luana Pereira de Souza), Marciah Casal, Michael Barros, Renata Medeiros Remedios, Sara Versa, Simone Rosa e Vitória Catarina.
Edição 2o semestre: Carolina Muniz, Coletivo Un, Gisely Muniz, Josias Silveira, Kira Luá, Elliot C., Luana Stela Martini, Troitiño, Ilka Filippini, Sara Verza, Simone Rosa e Vera Genro.

REGISTROS DOS ENCONTROS DE 2022:

PARTICIPANTES DO MERCADO DE ARTE 2022

Aline Fredriksson, Ana Paula Bertoldi, Carolina Muniz, Danna Sambaquy, Giselle Rivoire, Gustavo Luiz Pozza, José Antonio Troitiño, Luana Pereira de Souza, Marciah Casal, Michael Roberto de Barros, Nicolas Mollardi, Nilton Dondé, Pollianna Abreu e Rafael Dambros.

VISITAS