Exposição "O Azul da Cidade", de Carolina Muniz

Quando: de 05 de abril a 05 de maio de 2024

Onde: Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Como: segunda, das 9h às 16h; terça a sexta, das 9h às 22h; finais de semana, das 16h às 22h.

Respeitando a classificação indicativa regulamentada pela Secretaria Nacional da Justiça, esta exposição tem Classificação Indicativa Livre.


“O Azul da Cidade” é a próxima exposição  a abrir na Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. A exposição fotográfica com a técnica de Cianotipia é da fotógrafa lageana e radicada na cidade de Caxias do Sul, Carolina Muniz. A exposição terá sua abertura no dia 05 de de abril de 2024, às 18h30min através de uma visita guiada realizada com a artista. 

“Intitulada "O Azul da Cidade", proporciona uma visão única e vibrante da cidade, onde eu, mergulhei nas complexidades do contraste entre as construções urbanas e a serenidade da natureza. No centro dessa experiência visual está a Cianotipia, uma técnica fotográfica alternativa que utiliza produtos químicos sensíveis à luz ultravioleta para criar imagens monocromáticas com tonalidades distintas de azul. Explorando as nuances dessa técnica, busquei capturar a essência das dualidades que definem a interação diária com o ambiente ao nosso redor. Ao utilizar a Cianotipia, destaco a interação única entre a luz, as sombras e as formas, resultando em representações expressivas que revelam o constante diálogo entre o artificial e o natural.” - cita a fotógrafa sobre sua primeira exposição individual.

Ao percorrer a exposição, a fotógrafa convida os visitantes a se imergirem em um mundo onde as linhas da cidade se entrelaçam com a vegetação, revelando formas de maneiras surpreendentes. Cada cianotipia conta uma história visual única, capturando momentos fugazes que ressaltam a rica interação entre o ambiente construído e a natureza. "O Azul da Cidade" convida a contemplar e apreciar as conexões que moldam nossa vivência diária, transformando o comum em algo singular.

O AMARP PARA O FUTURO: Acessibilidade


A equipe da UAV preparou um material acessível da exposição, que facilitará a inclusão da Arte no cotidiano das pessoas que possuem deficiência. O intuito é ser um facilitador e tornar mais cristalino o  acesso às informações sobre as obras e os artistas do nosso acervo. Desde o ano de 2022, as exposições que envolvem obras do AMARP deverão ter os cuidados necessários para uma exposição acessível.

Esta ideia é possível através de uma parceria com a Coordenadoria de Acessibilidade vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social da Prefeitura de Caxias do Sul e com o apoio  da Imaginativa – Acessibilidade e Educação através da audiodescritora Milena Eich.

GALERIA DE FOTOS

VISITA VIRTUAL

VISITAS

REGISTRE SUA VISITA


O registro da sua visita digital é muito importante para o nosso controle, além de ser muito fácil! Através da comprovação de frequência nas exposições virtuais, conseguimos avaliar que tipo de exposição proporciona uma visita mais assídua de pessoas. O registro de Visita também ajuda a reunir o feedback do público, assim podendo auxiliar a produção e organização de futuras mostras, exposições e projetos.