Exposição "DISSIDENTES, É possível ter uma leitura diversa sobre o AMARP?", com curadoria de Rafael Dambros

Audiodescrições

Artistas

Lista de Obras

LIBRAS

Quando: de 14 de junho a 14 de julho de 2024

Onde: Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Como: segunda, das 9h às 16h; terça a sexta, das 9h às 22h; finais de semana, das 16h às 22h.

Respeitando a classificação indicativa regulamentada pela Secretaria Nacional da Justiça, esta exposição tem Classificação Indicativa Livre.

(contém representação de nudez)

DISSIDENTE: adjetivo e substantivo de dois gêneros

1. que ou o que diverge (de algo).

2. que ou o que sai de um determinado grupo ou organização (p.ex. política, religiosa), por divergir de seus princípios,  ideias, doutrinas, métodos etc.


No dia 14 de junho de 2024, às 19h, a Sala de Exposições recebe mais uma exposição acessível com obras do Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (AMARP). Com curadoria de Rafael Dambros, a exposição “DISSIDENTES, É possível ter uma leitura diversa sobre o AMARP?” foi selecionado pela Convocatória de Arte – Ocupação Sala de Exposições 2024 e poderá ser visitada até 14 de julho no Centro de Cultura Ordovás.

Em suas décadas de existência, o Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul – AMARP retém a memória da cultura caxiense com obras de peso significativo. A abrangência e a complexidade das manifestações artísticas contidas dentro do AMARP oferecem a fluidez necessária para múltiplos recortes. Nessa perspectiva, a exposição DISSIDENTES lança um olhar sobre este acervo público, revelando obras que pretendem dar visibilidade e celebrar identidades, corpos, artes, histórias, afetos e lutas LGBTQIAPN+.

As obras escolhidas não são necessariamente de artistas LGBTQIAPN+, mas trazem, em suas imagens, possíveis leituras para a composição desta estética com o desejo de apresentar uma história grande e complexa sobre nós, os dissidentes, aqueles que divergem da norma, porém pertencem ao mesmo espaço que todos. E é nesse espaço público que a exposição DISSIDENTES convida para a fruição livre da arte e procura contribuir para nossa luta por direitos, por respeito, pela vida.

A exposição tem classificação indicativa livre e pode ser visitada até dia 14 de julho de 2024, todos os dias, nos seguintes horários: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; finais de semana e feriados, das 14h às 22h.  O Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho fica na Rua Luiz Antunes, 312 – Bairro Panazzolo – Caxias do Sul/RS.

GALERIA DE FOTOS

VISITA VIRTUAL

VISITAS

REGISTRE SUA VISITA


O registro da sua visita digital é muito importante para o nosso controle, além de ser muito fácil! Através da comprovação de frequência nas exposições virtuais, conseguimos avaliar que tipo de exposição proporciona uma visita mais assídua de pessoas. O registro de Visita também ajuda a reunir o feedback do público, assim podendo auxiliar a produção e organização de futuras mostras, exposições e projetos.