Exposição "O Dentro é  Fora", por Elisa Zattera

com curadoria de Christian de Lima

Quando: de 10 de abril a 05 de maio de 2024

Onde: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Como: segunda, das 9h às 16h; terça a sexta, das 9h às 22h; finais de semana, das 16h às 22h.

Respeitando a classificação indicativa regulamentada pela Secretaria Nacional da Justiça, esta exposição tem Classificação Indicativa Livre.


A exposição "O Dentro é o Fora”, com curadoria de Christian de Lima, apresenta as obras da artista plástica Elisa Zattera. Nesta mostra, busca-se estabelecer conexões entre os opostos aparentes em cada escultura, convidando os espectadores a explorarem os limites de sua própria imaginação. Aqui, os mistérios dos contrastes são desvendados, onde a leveza se mescla à força, e o interior entrelaça-se com o exterior.

Por meio de uma habilidosa manipulação dos materiais, a artista captura magistralmente a essência da leveza, mesmo trabalhando com substâncias pesadas e imponentes. Cada obra é uma dança delicada entre a suavidade e a solidez, moldada com uma destreza surpreendente para transmitir uma sensação de fluidez. Estas esculturas, além de serem objetos concretos com formas definidas e texturas palpáveis, também carregam consigo um mistério oculto, uma aura de segredos não revelados, convidando os espectadores a desvendarem suas profundidades.

A abertura da exposição acontecerá no dia 10 de abril, quarta-feira, às 19h na Galeria de Artes do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho e contará com uma visita guiada com a artista e o curador, com a presença de intérprete de LIBRAS.

E, além da visita mediada, a exposição proporcionará uma experiência inclusiva e enriquecedora para pessoas com deficiência visual através de uma atividade tátil especial. Durante a ação, os visitantes terão a oportunidade de tocar nas esculturas expostas, explorando suas texturas, formas e relevos. Esta interação tátil permitirá uma conexão sensorial única com as obras de arte, enriquecendo significativamente a compreensão e apreciação artística dos participantes. 

A exposição tem classificação indicativa LIVRE e poderá ser visitada de domingo a domingo de forma gratuita nos seguintes horários: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 22h.

O AMARP PARA O FUTURO: Acessibilidade


A equipe da UAV preparou um material acessível da exposição, que facilitará a inclusão da Arte no cotidiano das pessoas que possuem deficiência. O intuito é ser um facilitador e tornar mais cristalino o  acesso às informações sobre as obras e os artistas do nosso acervo. Desde o ano de 2022, as exposições que envolvem obras do AMARP deverão ter os cuidados necessários para uma exposição acessível.

Esta ideia é possível através de uma parceria com a Coordenadoria de Acessibilidade vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social da Prefeitura de Caxias do Sul e com o apoio  da Imaginativa – Acessibilidade e Educação através da audiodescritora Milena Eich.

GALERIA DE FOTOS

VISITA VIRTUAL

VISITAS

REGISTRE SUA VISITA


O registro da sua visita digital é muito importante para o nosso controle, além de ser muito fácil! Através da comprovação de frequência nas exposições virtuais, conseguimos avaliar que tipo de exposição proporciona uma visita mais assídua de pessoas. O registro de Visita também ajuda a reunir o feedback do público, assim podendo auxiliar a produção e organização de futuras mostras, exposições e projetos.