Exposição "Desvio da Cor", com curadoria de Mara De Carli e Gilmar Marcílio

Exposição em celebração aos vinte anos do AMARP

Audiodescrições

Artistas

Artistas

Quando: de 04 de julho de 2024 a 27 de julho de 2024

Onde: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim

Como: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, das 10h às 16h.

Respeitando a classificação indicativa regulamentada pela Secretaria Nacional da Justiça, esta exposição tem Classificação Indicativa Livre.


O AMARP, Acervo Municipal de Artes Plásticas, chega aos vinte anos. Quem o conhece, sabe da riqueza e pluralidade de obras que o compõe. Todas as manifestações criativas e os mais diversos artistas da nossa cidade e do Estado estão lá representadas. É um rico material que precisa extrapolar as paredes da sala em que está guardado e protegido. O acesso a ele evidencia a importância de sua conservação, pois conta uma parte significativa da história das artes plásticas de Caxias do Sul. Através de um trabalho minucioso de catalogação, permite a visualização de seu conteúdo por parte das pessoas interessadas em conhecer melhor essa produção pictórica, além de esculturas, fotografias e instalações. É um retrato múltiplo que conta um pouco dessa trajetória enquanto seres capazes de traduzir, através das marcas da criatividade, as inquietudes humanas. Somos muito mais do que criaturas destinadas a interferir no mundo através do trabalho ou de nossa simples presença neste planeta. A ânsia em deixar uma marca de nossa passagem por aqui está presente na mente privilegiada dos artistas.

Para honrar esse legado, a exposição Desvio da Cor debruçou-se longamente sobre a totalidade de obras do AMARP para fazer um recorte cuidadoso a partir das tonalidades predominantes da paleta de cores presente em cada trabalho. Não foram privilegiadas técnicas ou movimentos específicos e muito menos seguiu-se uma linha interpretativa da realidade, seja ela abstrata ou figurativa. Esse desafio alcançará o expectador, convidado a admirar esse mosaico que conta um pouco da nossa história enquanto seres repletos de subjetividade e impulso criativo. A mostra é um convite para que conheçamos um pouco desse universo que extrapola o local em que está cuidadosamente guardado. Não foi seguida, também, uma linha temporal, mas tão somente o olhar particular da curadoria, que estudou com minúcia esse acervo para, em um segundo momento, desenhar uma expografia que contemplasse a marca desse admirável conjunto.

A parte, muitas vezes, pode conter o todo. E no particular é possível fazer a leitura do universal. É com esse propósito que a mostra apresenta ao público algumas dezenas de trabalhos que ganham mais vida ainda sob o olhar atento do espectador. Com curadoria da artista Mara De Carli e do Coordenador da Galeria de Arte Gerd Bornheim, Gilmar Marcílio, dá-se continuidade às comemorações dessa data tão expressiva para todos aqueles que acreditam no poder da arte como uma maneira de reter, subjetivamente, o tempo. Ela eterniza a nossa passagem por esse planeta e nos presenteia com a expansão da sensibilidade.

O convite para conhecer esse pequeno arco-íris da imaginação humana traduz um pouco da nossa capacidade de nos alçarmos além de nós mesmos e do utilitarismo imposto por nossa época.

EM BREVE GALERIA DE FOTOS 

EM BREVE VISITA VIRTUAL

VISITAS

REGISTRE SUA VISITA


O registro da sua visita digital é muito importante para o nosso controle, além de ser muito fácil! Através da comprovação de frequência nas exposições virtuais, conseguimos avaliar que tipo de exposição proporciona uma visita mais assídua de pessoas. O registro de Visita também ajuda a reunir o feedback do público, assim podendo auxiliar a produção e organização de futuras mostras, exposições e projetos.