Ocorrências:
Centro-0este (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul)
Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí, Sergipe)
Norte (Acre, Pará)
Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo)
Sul (Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina)
Ocorrência possível:
Nordeste (Paraíba)
A B. variegata var. candida (Aiton) Buch-Ham, por possuir flores brancas, é por vezes confundida com a Bauhinia forficata Link, utilizada no tratamento de diabetes. Entretanto, para diferenciá-las, deve-se observar que a B. forticata apresenta espinhos na base das folhas, folíolos com ápices pontiagudos e flores com pétalas lineares (clique aqui).
Também o extrato hidroalcoolico de sementes de B. variegata apresentou efeito hipoglicemiante em ratos, e a decocção das folhas, efeito antidiabético. O extrato etanólico apresenta atividade antitumoral e substâncias isoladas de suas raizes, atividade anti-inflamatória (clique aqui).
Apresenta potencial bioindicador para monitoramento da contaminação ambiental por diuron em áreas naturais. (clique aqui)
A Bauhinia variegata Link, é uma ótima forrageira arbórea, muito rica em proteína e em hidratos de carbono. (Clique aqui)
Fotos: Carlos Pereira Oliveira, Deborah G. Barroso e Christian Ribeiro