Ocorrências:
Norte (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima)
Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe)
Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso)
Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo)
Sul (Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina)
Mata Atlântica
Abacateiro no campus Leonel Brizola – UENF.
Foto: José Gabriel de Souza Silva
As folhas da espécie são simples, elípticas, oblongas ou oval- acuminadas. São pouco brilhantes e quase lisas, apresentando uma coloração verde escuro.
Entre os diferentes usos culinários do abacate, a guacamole merece destaque na culinária mexicana. Segundo a tradição pré-hispânica, a forma de se fazer guacamole foi ensinada ao povo Tolteca pelo Deus Quetzalcóatl. Esta iguaria foi criada pela cultura asteca, mas, após a chegada dos colonizados espanhóis, foi exportada para a Europa (clique aqui).
Os astecas acreditavam que o abacate tinha propriedades afrodisíacas e dava mais energia para o combate (clique aqui).
O extrato fluido das folhas do abacateiro é muito utilizado em produtos farmacêuticos por suas propriedades diuréticas. (clique aqui)
A casca e as semente de abacate apresentam um alto teor de compostos fenólicos e atividade antioxidante. (clique aqui)
Estes compostos estão associados à prevenção de doenças ocasionadas pela presença de radicais livres, tais como inflamação crônica, hipertensão arterial, diabetes, asma, cardiopatias e doença de Alzheimer. (clique aqui)
O óleo extraído da polpa do abacate é utilizado na indústria de cosméticos, devido ao seu incrível valor na conservação e restauração da pele. (Clique aqui)
Dietas utilizando farinha de abacate reduzem os níveis de colesterol sanguíneo, hepático e LDL. (clique aqui)
O azeite de abacate é capaz de prevenir a disfunção mitocondrial cerebral e hepática induzida pelo diabetes, associado à diminuição de estresse oxidativo, LDL-c e peroxidação lipídica, além de reduzir a resistência à insulina ( TORO-EQUIHUA et al., 2016 ) essas análises foram realizadas em modelos animais. (clique aqui)