Ocorrências:
Norte (Pará, Tocantins)
Nordeste (Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe)
Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul)
Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo)
Sul (Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina)
Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa
Fotos: José Gabriel de Souza Silva
Nêsperas em calda são utilizadas na medicina tradicional chinesa como expectorante e para acalmar a garganta. As folhas da nespereira também são utilizadas para o preparo de compressas, chás e extratos. Possuem propriedades antioxidantes e podem auxiliar no combate ao diabetes, às inflamações de pele, ao câncer de pele, às viroses e, inclusive, no combate ao vírus HIV, devido à presença do ácido 2-alpha-hydoxyursolico nas folhas, que possui efeito anti-HIV. (Dr. NEWTON ALEX MAYER. Pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Pelotas, RS) (clique aqui)
As sementes são levemente venenosas por conterem uma pequena quantidade de glicósidos cianogénicos que produzem cianeto quando digeridos, mas a pequena concentração e o sabor amargo geralmente previnem que uma quantidade suficientemente tóxica seja consumida. (clique aqui)
Cultivada pelos frutos e na ornamentação em parques e jardins, por vezes referida como assilvestrada. A ramagem é utilizada como forragem para o gado. (clique aqui)
A melhor condição de armazenamento da Nêspera é em refrigeração na temperatura de dois graus Celsius, devido a sua alta perecibilidade. (Clique aqui)