Norte (Pará)
Nordeste (Bahia)
Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso)
Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo)
Sul (Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina)
Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica
Foto: Janie Mendes Jasmim
Foto: Deborah Barroso
Foto: Deborah Barroso
Foto: Louyse Carvalho
A paina é uma fibra fina e sedosa, mas pouco resistente, não sendo muito aproveitada na confecção de tecidos, mas sim como preenchimento de travesseiros e brinquedos de pelúcia (clique aqui)
Sua paina é indicada para a remediação também em corpos hídricos, em função de sua elevada capacidade de sorção de óleo cru (aproximadamente 85 e 94 g óleo/g paina em 1 e em 7 dias, respectivamente), baixa sorção de água e excelente hidrofobicidade (approximadamente 98%) e flutuabilidade (100%) – clique aqui.
Ceiba speciosa é considerada uma espécies com plasticidade e tolerante ao estresse causado por poluição urbana (clique aqui).
Pesquisas na UENF
Fenologia:
Coordenadora: Prof. Ângela Pierre Vitória (LCA)
Equipe: Ramon Rodrigues Pereira, Lauryn Rodrigues Pereira, Amanda Lúcia Pereira Machado da Silva, Douglas Rodrigues Ribeiro
A determinação das fenofases foi realizada por análise visual mensal, sempre no início da segunda quinzena de cada mês. Para tanto, a copa da árvore foi repartida em quadrantes, para facilitar a qualificação e quantificação. Foram avaliados 10 indivíduos adultos. A espécie mostra-se decídua (cobertura da copa apresenta-se abaixo de 80% no ano).