São Francisco Xavier/SP

São Francisco Xavier é um pequeno distrito de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, distante 140 kilômetros da capital, São Paulo. Devido à sua localização privilegiada e de difícil acesso, foi utilizada como refúgio durante a Revolução

Constitucionalista de 1932. Atualmente é fácil chegar à vila, bastando seguir pela estrada velha para Campos do Jordão até Monteiro Lobato e pegar a estrada que leva até São Francisco. As cidades mais próximas são Monteiro Lobato, São José dos Campos e Monte Verde, já no estado de Minas Gerais.

Muitos locais merecem a visita em S.F.Xavier: se você gosta de cachoeiras,

No alto da Rampa dos 200
Cachoeira do Roncador

procure pela cachoeira do Roncador, a das Couves, a de Santa Bárbara que você não se arrependerá. Além dessas existem muitas outras, às vezes de difícil acesso, tendo que caminhar por horas. A mata ainda é bem conservada na região, o que torna as caminhadas sempre mais arriscadas se você pretende fazê-las sem guias.

Alguns locais interessantes que você pode visitar são as duas rampas para asa-delta que estão localizadas na estrada da Fazendinhas. Para ir, procure na vila pela Pizzaria Caboclo, e entre em uma estrada de terra à direita, logo após a pizzaria. Siga essa estrada até a primeira entrada à direita com porteira. Pode abrir a porteira e entrar. Você irá seguir por uma rampa íngreme, mas tranquila que leva à primeira rampa. Já a segunda rampa exige um veículo 4x4 devido à uma das maiores rampas que já vimos. Siga pela mesma estrada e mais à frente você vai encontrar uma bifurcação, onde a saída da direita está menos "gasta" que a da esquerda. Siga pela direita e pronto! Basta torcer para que seu carro aguente o tranco.

Outro passeio interessante é a caminhada (ou cavalgada, como nós fizemos) que vai até Monte Verde. A saída é de uma fazenda da região, e atravessando trechos de mata bem fechada da Serra da Mantiqueira, até sair ao lado da Pedra Redonda, já em Monte Verde. A trilha é bem inclinada, tornando a caminhada bem cansativa. Por isso sugerimos o passeio à cavalo, mesmo que você não saiba cavalgar. Os cavalos são bem treinados e não exigem nenhuma experiência anterior e facilitam bastante a subida. Já em Monte Verde, não deixe de pelo menos visitar a Pedra Redonda ou o Chapéu do Bispo, dois locais que oferecem

belos visuais da região, podendo exergar até São José dos Campos.

Links para São Francisco Xavier:

Vista geral do bairro Santa Bárbara. Monte Verde é depois dos morros.