Cunha/SP

Localizada no Vale do Paraíba, a apenas 47 kilômetros de Guaratinguetá,

fica a cidade de Cunha, cercada por morros. Além da proximidade com a via Dutra, você ainda pode usar Cunha como acesso à Parati, já no estado do Rio de Janeiro.

Apesar de pouco conhecida pelos turistas, Cunha oferece uma ótima estrutura de pousadas. As pousadas são reunidas em uma associação, a Cunhatur, que possui até site na internet. Isso provocou uma melhoria nas relações entre as pousadas e os clientes, aumentando o fluxo de turistas e aventureiros. Não se pode dizer o mesmo sobre a alimentação. São poucos os restaurantes na cidade, e, pasmem, muitos deles fecham às 21:00 h. Os poucos que restam tem preços salgados ou ficam longe do centro da cidade.

Quanto aos locais a se visitar, você irá encontrar de tudo um pouco. Se gosta de cachoeiras, terá

Uma vista geral da cidade de Cunha
A cachoeira do Desterro

várias para visitar. Destacamos a Cachoeira do Desterro e a do Pimenta. Ambas ficam próximas e é possível visitá-las de uma só vez. Siga pela estrada que leva à Campos Novos de Cunha, e ainda na área urbana, você poderá ver placas indicativas. Seguindo pela estrada de terra, são 9 kilômetros até a Cachoeira do Desterro e mais 1 kilômetro até a do Pimenta. Nas duas é possível nadar, já que são cachoeiras de grande volume de água e grandes piscinas naturais se formam depois da queda. Outra cachoeira que existe no município é a do Jericó, mas infelizmente não recomendamos a visita devido a um "pequeno" problema: já que a cachoeira fica logo após uma pequena vila, muita da sujeira gerada pela vila é jogada diretamente no rio, tornando a água suja e imprópria pra banhos, apesar da beleza da queda.

Já se você gosta de praia, dê uma esticada até Parati. São quase 50 kilômetros de estrada, dos

quais 11 kilômetros de terra, passando por dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina, ainda intocado! Apesar da estrada de terra, está bem conservada e permite o acesso de qualquer veículo. Em Parati, curta o visual "século passado" dos casarões. Se puder, vá no período da lua cheia pra ver a água do mar invadindo o centro da cidade. É incrível! Mas Parati merece um capítulo exclusivo, e quem sabe, futuramente por aqui mesmo!

Já se seu passeio favorito é a caminhada, há duas opções: o Parque Estadual da Serra do Mar, a apenas 30 kilômetros da cidade, no sentido Parati. Existe uma pequena trilha de 2 kilômetros autoguiada e uma outra, já com 8 kilômetros, que só é possível fazer com o acompanhamento agendado de guias. Além das trilhas, belas cachoeiras completam o passeio no parque. Como segunda opção de caminhada,

A cidade de Parati, com as águas do mar invadindo suas ruas.
Umas das muitas cachoeiras do Parque Estadual da Serra do Mar

citamos o pico da Macela, apesar de nossa experiência nessa subida não ter sido das melhores. Para chegar no início do caminho, siga em sentido de Parati até encontrar uma placa indicativa do pico. Cuidado: esta placa estava quase escondida de tanto mato na época que fomos! Siga então por uma pequena estrada de terra até o final. É até o final mesmo! Você irá chegar em uma porteira, da CESP. Daí pra frente é a pé, por uma subida bem íngreme e, para piorar, toda asfaltada! Isso mesmo, asfalto até o topo, mas sem a possibilidade de usar carro. Para nosso azar, uma neblina terrível apareceu, impossibilitando qualquer visual. Nos juraram que vale a pena, e que é possível ver a baía de Parati e até Angra dos Reis. Tente!