Gramado e Canela/RS

Gramado e Canela, as principais atrações da Serra Gaúcha, são exemplos de turismo bem administrado. São conhecidas nacionalmente e atraem milhares de pessoas todos os anos, mas as cidades não tem nada demais, nenhum ponto turístico realmente interessante.

Ainda assim, a visita é muito agradável, pelo ar europeu, limpeza das ruas e o clima agradável.

Em Gramado:

    • Lago negro: um dos pontos turísticos mais famosos da cidade de Gramado. É um local muito bonito, com uma mata bem conservada ao redor do lago, que tem pedalinhos para os mais românticos e uma pequena trilha ao redor do lago para passeios.
    • Igreja São Pedro: é a igreja matriz da cidade, toda feita em pedra de basalto, tem bonitos vitrais.
    • Mini-mundo: uma espécie de parque, com réplicas em tamanhos diminutos de diversos monumentos de todo o mundo. Mais indicado para crianças, assim como o a Aldeia de Papai Noel e o Mundo Encantado, que não visitamos.

Em Canela:

    • Catedral de Pedra: é a igreja matriz da cidade, e como a de Gramado, também feita toda em pedra. A diferença é que é muito maior e mais bonita que a irmã.
    • Parque do Caracal: famoso pela cachoeira que lhe dá nome, o parque nada
    • mais é do que uma área preservada no entorno da queda, que tem 130 metros. Aliás, surpreendente ver que o rio que despenca na cachoeira está poluído, e chega a estar mal-cheiroso! Ainda assim, o visual é bonito e você pode descer uma "pequena" escadaria e chegar até a parte de baixo da queda. Ah, é pago!Parque da Ferradura: um local com lindo visual do vale formado pelo rio Caí. Além do visual, também há um monte de trilhas para fazer.