Delfim Moreira/MG

Próximo às divisas dos estados de São Paulo e Minas Gerais, fica a pequena cidade de Delfim Moreira, ainda bastante desconhecida da maioria dos turistas. A região faz parte do que é chamado "Terras Altas da Mantiqueira" e inclui ainda as cidades de Marmelópolis, Itajubá e outras.

Como ainda não foi descoberta pelos turistas, a infraestrutura de turismo da cidade, como pousadas, hotéis e

restaurantes, ainda é insuficiente. Em compensação, a cidade mantém um ar interiorano muito forte e suas trilhas são praticamente inexploradas.

O clima é bastante agradável, com bastante frio no inverno. Este clima propício faz da região uma grande produtora de trutas, quase todas criadas em cativeiro e vendidas para restaurantes do Rio de Janeiro e São Paulo.

Antigamente, essa região foi produtora de marmelos e peras, o que fez várias fábricas se instalarem na região. Na cidade de Delfim Moreira ainda é possível ver as fábricas, hoje abandonadas, que trouxeram desenvolvimento para a cidade. Também interessante visitar a antiga estação ferroviária da cidade, em estilo de gosto duvidoso, mas interessante. Hoje é um dos prédios da prefeitura da cidade.

Dentre os passeios que você pode fazer, destacamos:

• Fazenda Boa Esperança: além de ser um ótimo lugar para se visitar, você também pode se hospedar aqui. Você também pode almoçar em frente a uma fantástica cachoeira e conhecer
        • o proprietário, o Sr. Luis Carlos, muito simpático. Na fazenda existem várias trilhas que levam a lugares muito bonitos, entre eles:Trilha do Marlom: esta trilha segue ao lado de um pequeno rio, e tem uma série de cachoeiras, terminando em uma grande pedra que atravessa todo o rio, onde você pode parar e descansar um pouco. Além disso, a mata que cerca o rio ainda está intocada, com muitas bromélias, orquídeas e outras plantas muito bonitas. Trilha leve.
        • Trilha do Lú: mais uma trilha que acompanha o rio. Inclusive é o mesmo rio, mas a parte "de cima" dele. Aqui a trilha é um pouco mais difícil, mas nada que assuste. Várias cachoeiras no caminho, e o fim da trilha é recompensante: a Cachoeira Belíssima, com mais de 50 metros de altura, com várias quedas. Vale a pena com certeza.
    • Pico dos Marins: considerado o maior pico do estado de São Paulo, recentemente foi "re-medido" e declarado como o maior pico de toda a Serra da Mantiqueira, ultrapassando o pico das Agulhas Negras. Existem duas maneiras de subi-lo: uma é chegando cedo à base e fazendo uma caminhada forte de cerca de 4 horas, até o topo. Outra maneira é subir, passar uma noite no topo e voltar no dia seguinte. A subida é forte e exige bom preparo físico, mas não tem maiores dificuldades. Para chegar à base, na estrada que segue até Delfim Moreira, saia na placa que indica a Fazenda Saiqui e siga por cerca de 15 quilometros pela estrada de terra. Quando estiver dentro da Fazenda, há uma bifurcação à direita, com instruções aos montanhistas. É só seguir por ali até uma pequeno comércio que serve de apoio aos montanhistas e então começar a subida.
    • Trilha do Bairro do Charco: seguindo em direção à Venceslau Brás, existe uma saída à esquerda, indicando o bairro do Charco. É uma estrada de terra de cerca de 30 Km, que corta as montanhas da região, com lugares muito bonitos. Siga sempre a direção "Pousada do Barão", e se quiser, dá pra esticar até Campos do Jordão. Ao final, você sai no posto de gasolina que tem logo na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Aproveite, siga a estrada até o posto de Polícia Rodoviária que está abandonado. Ali, à direita, siga uma pequena estrada de terra por cerca de 1 km, até a rampa de asa delta e aproveite o visual do local! Aconselhável uso de carro 4x4 na trilha do Charco.
    • Mosteiro Santa Clara: um dos últimos mosteiros rurais do Brasil, abriga monges beneditinos que fizeram voto de pobreza. Todos os domingos, às 9:00, uma missa é celebrada na pequena capela anexa ao mosteiro. E se você quiser um fim de semana realmente diferente, existe a possibilidade de se hospedar aqui. Eles tem vários quartos disponíveis para turistas, que querem um pouco de sossego e silêncio. E mais um diferencial: se quiser, você pode seguir a rotina diária deles, acordando às 4:30, fazendo as atividades deles e indo dormir às 19:00. Vale a visita com certeza.