Prudentópolis é uma pequena cidade do centro do Paraná, o primeiro município brasileiro de colonização ucraniana. Muito da cultura desse país está representada na cidade, com suas igrejas ortodoxas de
estilo bizantino. O maior símbolo da cidade é a Igreja Matriz de São Josafat, uma linda construção de estilo bizantino. Dentro da igreja, existe um "ikonostás", que é um painel todo de maneira com uma representação de vários personagens bíblicos. Peça uma explicação para alguém do local, você vai ver que é muito legal. Ao lado da igreja também há um campanário, usado até hoje para convocar os fiéis para a missa. Ah, lembre-se, aqui é tudo Católico Ortodoxo, diferente do Católico romano que conhecemos. Aqui nós pudemos provar um típico jantar ucraniano, onde encontramos maravilhas como o borchtch (sopa de sabor azedado, à base de beterraba, repolho ou couve), com costela ou lombinho de porco. Bom também é o perohê - um risoles de massa à base de trigo fermentado, cozidos em água e recheados com uma mistura de batata e requeijão ou feijão!
A cidade também é conhecida por ser a "Terra das Cachoeiras Gigantes", fama essa bem fácil de comprovar. Na área do município, estão localizadas várias cachoeiras com mais de 100 metros de queda livre. A maior delas é o Salto São Francisco, com 196m de queda, que é a maior cachoeira de todo o sul do Brasil. Infelizmente, estava uma seca muito forte na época que fomos, e o volume de água estava bem menor que o normal. Ainda assim, é muito bonito. Outro local interessante são os Saltos Gêmeos, que tem esse nome por serem duas cachoeiras, lado a lado, de rios diferentes. O acesso é difícil, mas vale a pena. Além das ínumeras cachoeiras, visitamos também o Recanto Perehouski, um local privado, mas super agradável, bom para um piquenique e descansar ouvindo os passarinhos.
Links: