Visconde de Mauá/RJ

Próximo às divisas dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, encostado ao Parque Nacional do Itatiaia, fica Visconde de Mauá. Na verdade, quando fala-se sobre Visconde de Mauá, inclui-se as cidades vizinhas de Maromba, Maringá/RJ e Maringá/MG. Esta região é uma APA (Área de Proteção Ambiental), e isso acabou incentivando o ecoturismo, transformando as quatro cidades em um belo centro turístico.

Devido à proximidade das maiores cidades do país, existe uma vasta rede de hospedagem e alimentação nas cidades, além de um comércio muito forte. Mas como o acesso ainda é todo feito em estradas de terra, ainda conserva um ar de retiro isolado, reforçado pela grande comunidade hippie que vive no local.

Dentre os passeios que você pode fazer, destacamos:

    • Cachoeira do Escorrega: o cartão-postal do local, famoso por ser de fácil acesso e por todo mundo escorregar no paredão de pedra, caindo num grande poço. Como dá pra chegar de carro do lado da cachoeira, ela está sempre cheia de gente, e isso nem sempre é bom. Muitas vezes você vai encontrar lixo
    • e outras porcarias dos visitantes, mas vale a visita. Para chegar, é só seguir a estrada que corta as cidades, sempre seguindo a via principal. Não tem como errar, pois a cachoeira é no fim da estrada. Poção do Maromba: no mesmo caminho para a Cachoeira do Escorrega, um pouco antes há uma indicação à direita para esse lugar que é muito bom para banho. Um belo poço, grande e fundo, que permite aos mais corajosos um salto de uns 5 metros de altura. Pra quem prefere, pode servir para um belo relaxamento, apenas nadando no poço.
    • Cachoeira de Santa Clara: com um paredão enorme (creio que mais de 50 metros), essa é uma das mais bonitas da região. O poço que se forma é pequeno e não permite muita gente tomando banho, mas vale a visita com certeza. Para chegar, siga pela estrada em direção a Maromba e logo após a vila de Maringá, haverá uma saída à direita, com placa indicando a cachoeira. Seguindo por essa estradinha, existe outra placa indicando o caminho e você deve sair à esquerda. Depois, você chega a entrar na área do Parque Nacional do Itatiaia e você já começa a ouvir
    • o barulho da cachoeira. É só então descer por uma trilha. Vale do Acantilado: é um grande "complexo" de cachoeiras, localizado no lado de Visconde de Mauá. No caminho, procure também pelo Vale das Flores e a vila de Mirantão, que tem ótimos lugares pra visitar. Muitos deles são menos concorridos que os locais do lado de Maringá e Maromba.
    • Pedra Selada: uma bela montanha, com cerca de 1.600 metros de altura. Há uma trilha que sai de uma propriedade privada (onde você tem que pagar 1 real pelo acesso), e segue até o topo. A caminhada é puxada pois o terreno é íngreme, leva
Vista do alto da Pedra         Selada

cerca de 2 horas, mas não há maiores dificuldades. O visual é lindo e compensa todo o cansaço. Para chegar, saia da vila de Visconde de Mauá à direita e siga a estrada principal sempre. Não tem como errar, pois você verá a montanha à sua direita. Curiosidade: a montanha tem esse nome pois aparenta estar com uma sela de cavalo no topo. E é verdade!

O pico da         Pedra Selada