O Parque Nacional da Serra da Canastra fica no sudoeste do estado de Minas Gerais, relativamente próximo à divisa com o estado de São Paulo. A cidade mais próxima é São Roque de Minas, onde ficamos hospedados. O parque tem várias portarias, mas as mais visitadas são a portaria da parte alta, onde você pode visitar a
nascente do rio São Francisco, e a parte baixa onde está localizada a Cachoeira Casca D'anta, a maior atração do parque com seus 200 metros de altura. Independente de qualquer coisa, não deixe de fazer esse passeio: é imperdível!!!
A Serra da Canastra se caracteriza por sua vegetação rasteira, sendo raro encontrar árvores de porte. Para entrar no parque é cobrada uma taxa de visita na portaria. Além disso, seu veículo deve ser revistado, pois muita gente ainda leva "souvenirs" para casa. Existe um centro de visitantes dentro do parque que conta com um ótimo apoio técnico, incluindo vídeos, fotos e diversos objetos da região.
Se você tiver tempo, reserve um dia para atravessar o parque inteiro. São aproximadamente 70 kms e com um pouco de sorte, como nós tivemos, você poderá ver diversas espécies animais, como o tamanduá-bandeira, o lobo-guará, veados, emas, tucanos e muitos gaviões. Além disso, você tem muitas cachoeiras para visitar, além da Casca D'anta, a principal atração do parque.
Um dos passeios que sugerimos é o seguinte: vá pela parte alta do parque até a
Casca D'anta. Aproveite para um mergulhinho, que ninguém é de ferro. Depois, seguindo pela direito você vai encontrar uma trilha que sobe um morro. Esta trilha leva até a parte baixa da Casca D'anta, num percurso de aproximadamente 2 horas de caminhada. Vá devagar, curtindo o visual, faça um lanche nos quiosques do parque e retorne no final da tarde. É uma ótima opção pra se conhecer a parte alta e baixa da Casca D'anta de uma só vez.
Links para a Serra da Canastra: