Petrópolis/RJ

A apenas 80 km ao norte da cidade do Rio de Janeiro, Petrópolis é, com toda certeza, a capital imperial

do Brasil. No início do século XIX, foi a cidade escolhida pela família Imperial para ser utilizada como cidade de veraneio, e desde então, se tornou um dos principais destino turísticos do estado do Rio de Janeiro e do Brasil.

Sem dúvidas, os principais pontos turísticos de Petrópolis são as construções históricas, museus e igrejas. Dentre tantas, o Museu Imperial se destaca, com um acervo incrivelmente completo de todo o período Imperial brasileiro. O museu se situa na antiga casa de veraneio do Imperador Dom Pedro II e está com toda a mobília original e muitos outros objetos, desde a coroa e o cetro utilizados por D. Pedro II nas ocasiões formais, até a caixa de costura usada pela Princesa Isabel. Vale muito a visita. O único porém é a impossibilidade de tirar fotografias dentro do museu. Uma pena! Outros pontos históricos que também merecem uma visita são a Catedral São Pedro de Alcantara, onde estão enterrados alguns dos componentes da família Imperial e o Palácio de Cristal.

A igreja foi construída em estilo neogótico e é de uma beleza singular. O único porém é que estava com a maioria das torres com grandes manchas pretas de poluição. É, até aqui a poluição já faz estragos. Já o Palácio de Cristal é uma estrutura metálica construída na França e restaurada em 1998. Não há nenhuma atração específica no Palácio, mas é uma construção interessante.

Mudando de estilo, quem quiser fazer uma caminhada leve, para um dia, é a do Morro do Boné. Seguindo pela estrada que retorna ao Rio de Janeiro, saia na placa indicativa do CINDACTA e Rócio. Segue-se por uma estrada de terra e a

entrada para a trilha está ao lado de uma pequena queda d'agua à esquerda da estrada.

A trilha é boa e sem bifurcações. Do alto do Morro do Boné avista-se a cidade de Petrópolis e a Serra dos Órgãos.

Claro que não poderíamos esquecer de falar de Teresópolis. Aliás, se seu objetivo não é visitar construções históricas, mas sim passear por trilhas, cachoeiras e belas vistas do litoral carioca, não vá para Petrópolis. É melhor usar Teresópolis como "base de apoio".

Teresópolis fica a apenas 60 km de Petrópolis, e tem como principal atrativo o Parque Nacional

da Serra dos Órgãos,

com o famoso pico "Dedo de Deus".

Não é à toa que tem o apelido de "Capital Brasileira do Montanhismo". Quem é adepto de escaladas e trekking não tem do que reclamar. O trecho mais conhecido é a famosa travessia "Petrópolis-Teresópolis". Infelizmente não pudemos fazer esse trecho (são 4 dias de trekking pesado), mas fizemos apenas o início, até a Pedra do Queijo. Qualquer pessoa pode te informar como chegar no início da trilha.

Links para Petrópolis: