Brotas é uma pequena cidade localizada no centro geográfico do estado de São Paulo, famosa em todo o Brasil pelas inúmeras opções de passeios, cachoeiras e locais próprios para a prática de esportes radicais, como o rafting, o canyoing e o brasileiríssimo bóia-cross. Apesar do aspecto de cidade pacata de interior, Brotas mostra que entrou de cabeça na idéia do ecoturismo e dos esportes de aventura. Se você ir à Brotas e não descer o rio Jacaré-Pepira de bote ou de bóia, seria melhor não ter ido à Brotas.
Quem nunca praticou rafting (descida de rios em botes infláveis) ou bóia-cross (descida de rios em bóias, de caminhão mesmo!) não sabe o que está perdendo. Em Brotas você pode praticar esses dois tipos de esportes. Existem várias agências na cidade que organizam esses passeios e fornecem todo o equipamento necessário. Esses esportes são divididos em dois níveis de dificuldade. Nunca se julgue "bom" o suficiente para pular o nível 1 e ir direto ao nível 2. Os trajetos dos rios oferecem surpresas, e quem nunca fez esse tipo de esporte, pode ter surpresas desagradáveis.
Próximo a Brotas, no distrito de Patrimônio, existem vários outros locais que merecem uma visita, como as cachoeiras do Cassorova, do Astor, além de uma bela represa para você relaxar. Procure pelas agências de turismo em Brotas, pois elas poderão dar maiores detalhes e um maior apoio para te levar até esses locais. Procure também pela Fazenda Tamanduá, onde você encontra a "areia que canta", uma fonte de água que borbulha, não te deixando afundar e faz um engraçado barulho quando você pisa na areia. Vale a pena.
Links para Brotas: