O Parque Nacional da Chapada Diamantina se localiza no centro do estado da Bahia, a aproximadamente 410 km de Salvador. Aliás, a estrada que vai até a região, BR 242, que liga Salvador à Brasília, está em péssimo estado de conservação, além de ser alvo de assaltos. Se for por estrada, tome muito cuidado.
O parque foi criado em 1985 para proteger o que restou da região após quase 200 anos de exploração de diamantes. As principais cidades da região serviram de apoio à exploração de diamantes, e por isso, você encontra ainda muitas ruínas de vilas inteiras e trilhas de escoamento por toda a região. Estas cidades estão localizadas ao redor do parque e oferecem hospedagem para você conhecer todas as belezas (e são muitas) deste local. Muitas das atrações do local não ficam dentro da área do parque, mas sim nas áreas ao redor do mesmo. Para evitar a degradação desta área, o governo da Bahia criou uma Área de Proteção Ambiental, incentivando os proprietários de fazendas da região a ajudar a preservar e a promover o turismo controlado. Lençóis: é a principal cidade de apoio ao turista da região. Tem a maior infraestrutura de hotéis e restaurantes, e também fica próxima a várias das atrações do parque. Entre elas:
Mucugê: localizada ao sul do parque, a 150 km de Lençóis, é mais uma cidade da época mineradora da região. Também oferece boa infraestrutura aos turistas. Os locais que merecem visita:
Links para a Chapada Diamantina: