- A estrada que leva até Cunha está em boas condições. Apenas tome cuidado nos primeiros 10 ou 15 kilômetros devido à sinuosidade da pista.
- Procure, na cidade, pela Casa do Artesão. Cunha também é famosa por sua cerâmica, feita por artesãos locais em fornos que vão até 1.350 graus, e dão colorações muito bonitas e diferenciadas às peças. Você não encontrará duas iguais.
- Procure fazer a viagem de retorno durante o dia. Assim, você poderá ver, quase chegando em Guaratinguetá, toda a serra da Mantiqueira e até a serra de Itatiaia. É um visual maravilhoso que se tem da estrada!
- Apesar de ficar fora da cidade, reserve um dia para jantar no Espaço Country. São 6 kilômetros pela estrada que leva a Campos Novos de Cunha. A comida é ótima, você se sente realmente em casa com o Sr. Luis. Vale a pena!
- Se você pretende fazer a trilha do rio Bonito, no Parque Estadual da Serra do Mar, não se esqueça de agendar o passeio pelo fone (12) 571-1818. Além do passeio, é possível também ficar hospedado no parque.
- Se você está pensando em subir para a Pedra da Macela, com frequência o topo dela está coberto por nuvens e você pode perder a viagem, sem poder ver mais que 1 metro à sua frente. Então vai a dica: seguindo a estrada que vai para Paraty, existe um mirante. No mirante, olhe à direita. Se a antena de TV estiver coberta pelas nuvens, desista. Você com certeza não vai conseguir ver nada do topo.