Localizado próximo à divisa dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, o Parque Nacional do Itatiaia é o parque mais antigo do Brasil, e pudemos comprovar, um dos mais bonitos também. É dividido em duas partes: a
parte baixa, próxima à cidade de Itatiaia, que possui uma infra-estrutura bem grande devido ao grande fluxo de turistas que vem principamente do Rio de Janeiro, a apenas 150 km de distância; e a parte alta, mais próxima à cidade de Engenheiro Passos, com pouca infra-estrutura, mas onde se localiza o Pico das Agulhas Negras, sem dúvida a maior atração do parque.
A parte baixa do parque tem acesso muito fácil, através de ruas de asfalto e boa sinalização em Itatiaia. Paga-se uma taxa de manutenção do parque (quando fomos eram R$ 3,00 por pessoa, mais R$ 5,00 por carro).
Se for à parte baixa, dirija-se ao Centro de Visitantes, onde você pode conseguir maiores informações sobre as atrações do parque, além de possuir um interessante acervo de insetos, plantas e animais empalhados. Nós visitamos as cachoeiras do Poranga, do Véu da Noiva e do Itaporani. Devido à intensa visitação dessa área do parque, pudemos ver que a falta de educação dos visitantes ainda impera, com muito lixo espalhado em todas essas cachoeiras. Visuais lindos poluídos. Uma pena! Além dessas cachoeiras, nós também fizemos a trilha até os Três Picos, uma interessante montanha com 1.600 metros. Levamos quase duas horas para subir e mais duas para descer, já que a trilha é longa e passa por regiões de mata bem fechada. Cruzamos até com cobras.
Para ir à parte alta do parque, volte à via Dutra e no sentido São Paulo, saia em Engenheiro Passos, onde você seguirá por uma estrada de 22 km até a saída para o parque.
Dessa saída até a portaria são mais 14 km de estrada de terra, pedras e buracos. Este acesso é bem complicado para veículos de passeio, e sugerimos que você vá com um jipe ou qualquer outro carro com a suspensão alta. Devido a esse difícil acesso, o número de visitantes da parte alta é reduzido e, por consequência, a sujeira do parque diminui consideravelmente.
Se você pretender ir à Itatiaia, reserve dois dias para visitar a parte alta. Em um dia, siga até o Pico das Prateleiras, que com seus 2.500 metros de altura oferece um belíssimo visual de toda a região, e é extremamente fácil de se alcançar. Já o pico das Agulhas Negras impressiona pela beleza única e exige um dia exclusivo para executar sua escalada. A impressão é que pode-se perder horas apenas apreciando a beleza dessa montanha. Mas para escalá-la, contrate um guia local, com equipamento especializado, pois a subida exige um certo cuidado. Enfim, ir à Itatiaia vale a pena e, muitas vezes, vale a segunda visita.
Download de mapa da região (fornecido pelo GEAN-Resende/RJ)
Links para Itatiaia: