Conforme Roteiro da Facep:
1. INTRODUÇÃO
1.1 Caracterização da organização OU UNIDADE DE ANÁLISE (Descrição geral e sistêmica da organização que servirá de campo de Estágio, incluindo: histórico, missão/objetivos quando estiverem definidos, produtos/serviços, mercado, público alvo, estrutura de funcionamento).
1.2 Situação problemática (Dados ou informações que dimensionam a problemática; descrição da questão, situação atual, dificuldades teóricas e práticas estimadas (limites do projeto).
1.3 Objetivos (Podem ser divididos em Geral - define o propósito do estágio - e Específicos - operacionalizam o objetivo geral do estágio).
1.4 Justificativa (Motivos que justificam realizar o estudo e as contribuições que poderá oferecer - oportunidade e viabilidade do projeto, importância da pesquisa).
Introdução fácil e descomplicada
Uma introdução, como o próprio nome já diz, tem a função de introduzir o leitor ao tema, isto é, a partir dela temos uma visão total do trabalho de forma sucinta e objetiva.
Uma boa introdução tem de 10 a 14 parágrafos. E deve conter todos os elementos do projeto de pesquisa como: tema, pergunta problema, hipótese, enfim.Analisemos a estrutura de uma introdução:
1º e 2º Parágrafos: Devem conter o tema e se fazer uma contextualização de tudo que será abordado no trabalho.
3º Parágrafo: Aqui serão citados todos os autores dos livros utilizados, apenas o sobrenome e o ano da publicação do livro entre parênteses, por exemplo: Ferraz (2010).
4º Parágrafo: É o parágrafo no qual vamos expor a pergunta problema.
5º Parágrafo: Apresenta-se a hipótese aqui.
6º Parágrafo: Apresentam-se a justificativa e o(s) objetivo(s). Podemos separar a justificativa dos objetivos em parágrafos. Logo, o parágrafo 7º seria do objetivo.
7º Parágrafo: Introduz do que se tratará o primeiro capítulo e todos os autores citados nele. (Isto só será feito após concluir o trabalho)
8º Parágrafo: Introduz do que se tratará o segundo capítulo e todos os autores citados nele também.
9º Parágrafo: Mesma coisa com o terceiro capítulo, se houver, e assim por diante.
10º e último parágrafo: Será o parágrafo conclusivo da introdução, pode-se colocar a frase: Seguem, por fim, as considerações finais e as referências.
Observações: A introdução ao mesmo tempo que é uma das primeiras tarefas a serem feitas, também é uma das últimas; ou seja, começa-se a elaborá-la no começo do trabalho e termina-se no final, com tudo pronto. Isto acontece porque é muito difícil prevermos todos os autores que serão citados no decorrer das linhas de investigação e elaboração do trabalho.
Os parágrafos 1 e 2 podem ser estendidos para mais do que isto.