Avaliação de Desempenho - Ferramenta de Motivação
Fonte: Portal Educação
Nos dias de hoje muito se fala em Avaliação, tudo está sendo avaliado, nosso dia a dia, nossas ações e reações.
Uma ação que vem tomando força nas organizações de todos os portes e a Avaliação de Desempenho.
Avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas que corresponde a uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.
Objetivos: O objetivo final da avaliação do desempenho é contribuir com o desenvolvimento das pessoas na organização e com o sucesso da organização.
Os principais objetivos da avaliação de desempenho são:
Melhorar os resultados das pessoas e da organização;
Conhecer o potencial de cada pessoa em relação a novos desafios;
Identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
Proporcionar oportunidades de crescimento profissional e de participação na organização;
Identificar problemas e oportunidades de melhorias relacionadas à gestão de pessoas;
Suportar decisões sobre remunerações, promoções, transferências e desligamentos;
Estimular e incentivar o crescimento profissional e o desenvolvimento de novas competências;
Proporcionar maior adequação ao trabalho e maior produtividade;
Melhorar a comunicação e as relações interpessoais.
Mas como a Avaliação de Desempenho pode ser utilizada para motivar o funcionário e a equipe?
Avaliar e uma palavra por si só já causa temor em algumas pessoas ainda mais quando vemos seus sinônimos, aferir, estimar, medir, julgar, analisar entre outras.
Para os colaboradores de uma empresa seu significado é entendido como "Preciso Fazer a Coisa Certa"!
Desempenho que por sua vez tem também seus sinônimos, como atuação, desempenho, execução entre outras.
Para os colaboradores ela sempre quer dizer "Cobrança"!
Assim Avaliação de Desempenho fica marcada como "Não posso falhar, pois vou ser cobrado"!
Imagine isso dentro de uma equipe, que já tem por função conter pessoas com funções diferentes, que podem ter ritmos diferentes.
A definição de objetivos sem clareza e com baixa, mensuração em vez de torná-la uma ferramenta de motivação acaba tornando uma ferramenta de competição e exclusão dentro das organizações.
Para torná-la uma ferramenta motivacional antes de qualquer coisa é preciso termos objetivos alcançáveis e mensuráveis, para isso é preciso antes me determinar as equipes de acordo com os perfis e também com as qualificações de cada um de seus membros.
Em seguida a determinação do que deve ser feito, e como de ver feito e por fim o porquê ele deve ser feito, regras claras são fundamentais para que as ações sejam feitas da melhor forma possível
Causas do Insucesso de uma equipe
Perfis
Quando não há uma preocupação com a montagem das equipes, pudesse concentrar muito perfis iguais e assim aumentando os conflitos dentro da equipe.
Coordenação
Não determinar quem faz o que dentro das equipes, e a quem eles devem se reportar pode causar conflitos internos e retrabalho.
Cronograma
A falta de um cronograma de trabalho dificulta a execução dos projetos, um pode acelerar sua ação e ficar ocioso devido a não execução do outro.
Divisão
Quando não se divide tarefas não se sabe quem está fazendo o que e quem fará as próximas ações
Causas para o sucesso de uma equipe
Perfis
Quando há uma preocupação com a montagem das equipes, pode-se escolher quem será o responsável por determinadas ações, já que se conhece o que cada um é capaz de realizar e como se comporta durante as ações propostas.
Coordenação
A escolha de quem vai coordenar a equipe deve ser feita por critérios bem claros que levam em conta de seu conhecimento, experiência e habilidade na condução de equipes.
Cronograma
O cronograma deve ser realizado de acordo com o tempo estimado para cada ação assim se evita o retrabalho e a ociosidade ou a sobrecarga da equipe.
Divisão
Com parâmetros claros de divisão de tarefas podem-se alinhar processos, assim dar mais conforto aos membros da equipe para que executem suas ações dentro de suas possibilidades.
Com as ações certas e determinações claras com relação e mensuração e definição clara de objetivos, montagem de equipe levando não só critérios técnicos, mas também perfis dos colaboradores as avaliações de desempenhos se tornaram algo que irá estimular uma competição saudável entre os membros das equipes, estimulando novas lideranças e trazendo assim uma ferramenta poderosa de união da equipe e motivação no alcance dos objetivos das organizações, sejam elas grandes médias ou pequenas!