História
A palavra treinamento é utilizada tanto na linguagem coloquial como na linguagem acadêmica e em outras áreas de conhecimento. Trata-se de um processo que tem por objetivo a melhoria de determinado desempenho, seja este na área cognitiva, psicossocial ou motora; para o alcance do objetivo almejado, utiliza-se, na maioria das vezes, o recurso da repetição de determinada atividade, por meio do exercício.
O termo origina-se da raiz latina trahere e do latim vulgar tragere (puxar, trazer, arrastar, carregar, criar). Na primeira metade do século XIX foi modificada do francês trainer para o inglês training, que a princípio tinha o significado de retirar cavalos de corrida do estábulo (to train) para serem preparados para correr. O termo passou a ser utilizado no remo, e com isso foi transferido para o ser humano. A partir do século XX, o termo foi incorporado ao Esporte, além de outras áreas como a Psicologia, Economia, Pedagogia.
De acordo com alguns estudiosos, a evolução do treinamento esportivo está ligada à história dos jogos olímpicos, dividindo-se em sete períodos: da arte (da I Olimpíada da antiga Grécia – 778 a.C - até a I Olimpíada da Era Moderna – 1896), da improvisação (da I Olimpíada da Era Moderna – 1896 – até a VII, de Antuérpia – 1920), do empirismo (da VII Olimpíada até a XV, de Helsinque – 1920 a 1952), período pré-científico (da XV Olimpíada até a XVIII, de Tóquio – 1952 a 1964), científico (da XVIII Olimpíada até a XXII, de Moscou – 1964 a 1980), tecnológico (da XXII até a XXV, de Barcelona – 1980 a 1992) e período do marketing esportivo (a partir da XXV até as atuais).
* ATIVIDADE:
Algumas palavras do texto foram embaralhadas. Você seria capaz de descobrí-las? Para começar clique AQUI.
DICAS:
1- Clique no botão HINT para obter o significado da palavra como dica.
2- O jogo não considera acentos.
Se você conseguir desembaralhar as seis palavras em 10 minutos, parabéns! Você é um craque!