Quando uma pessoa inicia um exercício físico, o organismo sofre transformações no funcionamento para adaptar os órgãos a essa mudança. Coração, pulmões, músculos e circulação passam por modificações que, dependendo dos antecedentes e hábitos, resultarão em maior ou menor eficácia na produção de energia. Por conta destas transformações que o organismo sofre durante a atividade física, se fazem necessários cuidados prévios para que a atividade não ofereça nenhum risco à saúde. A aptidão física para o determinado esporte, os sinais de alarme que o próprio organismo produz, a frequência respiratória e cardíaca e o esforço máximo devem ser observados atentamente, para que a segurança na prática do esporte seja mantida.
Aptidão Física seria a capacidade de realizar esforços físicos sem fadiga excessiva, garantindo a sobrevivência de pessoas em boas condições orgânicas no meio ambiente em que vivem.
Frequência cardíaca ou ritmo cardíaco é quantas vezes seu coração bate por minuto. Ao se praticar uma atividade física é importante que cada um saiba qual é seu limite de segurança. Para tanto, os médicos recomendam conhecer a freqüência cardíaca a ser atingida durante o exercício e ter consciência de que ela não deve ser superada numa atividade física regular.
Frequência respiratória é o número de vezes que um indivíduo inspira por minuto. A freqüência respiratória depende de vários fatores, estado emocional, idade e exercício físico, mas em média no adulto normal, está entre 16 a 20 movimentos respiratórios por minuto.
Sinais de alarme são sinais que o corpo emite para alertar que algo está fora do normal. Como por exemplo: dor de cabeça durante o exercício, sudorese intensa e fria, mal estar e falta de ar podem significar um aviso de que o exercício não está sendo benéfico.
Se você pretende começar atividade física é necessário primeiro procurar orientação médica. O médico poderá ter uma idéia geral do seu estado de saúde e prescrever atividade física adequadamente, ou ainda contra indicar a prática de atividade física. Depois, para sua segurança, procure um profissional de Educação Física para planejar suas atividades.