O salto em altura é uma prova onde atletas, masculinos e femininos, devem saltar e transpor uma barra horizontal, chamada sarrafo ou fasquia, aterrissando sobre um colchão. A cada rodada esta barra é elevada em no mínimo dois centímentros, e os atletas devem tentar ultrapassá-la, sendo eliminados após três fracassos consecutivos. Esbarrá-la de leve, com qualquer parte do corpo, sem derrubar, não é considerado falta. Tal modalidade integra as provas de Decatlo e Heptatlo.
Breve histórico:
Este salto encontra raízes nas tradições celtas e as primeiras competições desta modalidade surgiram na Inglaterra, já em meados do século XIX. As primeiras regras, muitas delas ainda usadas nos nossos dias, apareceram em 1865 e já previam, por exemplo, a possibilidade de três tentativas para se ultrapassar a fasquia. O salto em altura faz parte do programa da era moderna dos Jogos Olímpicos desde que estes tiveram início, em 1896, em Atenas. Até 1936, as regras ditavam que a fasquia tinha que ser primeiro transposta pelos pés, numa época em que o estilo mais utilizado se chamava tesoura, devido ao movimento das pernas. Até 1912, houve uma variante do salto em que a impulsão era dada a partir de uma posição estática do atleta embora o salto com corrida, que ainda hoje perdura, também tivesse tido a sua estreia em 1896. A versão feminina desta prova de atletismo surgiu nos Jogos de Amsterdã, em 1928.
O americano Lester Steers foi o primeiro a tentar passar a barra com a cabeça, em primeiro lugar, o que permitiu elevar os recordes, mas foi com o salto de Fosbury que o grande impulso se deu. Neste meio tempo, apareceram diversos estilos, como o ocidental - em que o rosto ficava voltado para baixo e o corpo paralelo à fasquia no momento em que esta era ultrapassada, que permitiu ao americano George Horine ser o primeiro a transpor os dois metros.
O salto em altura tem quatro fases fundamentais:
A Técnica do Salto em Altura:
São características básicas dos bons saltadores em altura a aptidão para o salto, agilidade e da força de impulsão.
Vários são os estilos utilizados ou já utilizados para a execução do salto em altura. O estilo tesoura era a técnica mais simples e natural de se transpor o sarrafo. No entanto, não permitia transpor grandes alturas.Atletas, não satisfeitos com os resultados obtidos, começaram a procurar novas formas de saltar. Observaram que neste estilo o tronco se mantinha na vertical, e que isso era um dificultador. A partir daí surgiram técnicas e estilos que proporcionaram os melhores resultados e recordes nas competições. Dois deles são os responsáveis pelas melhores marcas mundiais: o estilo rolo ventral e o estilo Fosbury Flop. Este último é o mais usado pelos atletas de hoje.
JOGO DAS LACUNAS:
INSTRUÇÕES:
1. Abra o anexo " lacunasaltoaltura" clicando em download. Em "abrir com o" selecione o navegador (internet explorer, firefox...) que você usa para abrir o programa e clique no botão OK.
2. Desabilite o bloqueador de pop-us do seu navegador se houver!
OBS. Note que talvez abra um aviso de segurança que bloqueia o conteúdo. Clique sobre o aviso e selecione a opção "Permitir conteúdo bloqueado".
3. Responda as lacunas com base no texto sobre Salto em altura.
4. Após preencher todas as lacunas, clique em "Check" para verificar suas respostas. Use o botão "Hint" para obter uma letra da resposta se tiver dúvidas. Você também pode clicar no botão "[?]" para ver uma pista. Observe que você perderá pontos se você pedir uma letra ou pista.
DICAS:
1. Há lacunas que aceitam mais de uma resposta correta.
2. O botão " HINT" imprime a primeira letra da resposta como dica.