É muito importante controlar a freqüência cardíaca (FC) durante os exercícios para que estes sejam executados de maneira segura e eficiente, melhorando o nível de condicionamento do indivíduo.
A medição dos batimentos cardíacos pode ser feita manualmente ou através de pulsômetros ou freqüencímetros (relógios que possuem uma fita torácica com sensores e transmissores que indicam os batimentos cardíacos).
O controle da intensidade da atividade física, inclusive no meio de competições, é de extrema importância. A freqüência cardíaca máxima está relacionada também à idade da pessoa. Com o passar dos anos, o número de batimentos cardíacos máximo vai diminuindo (cerca de 10 batimentos por minuto por década).
Quem não tem um frequencímetro pode improvisar medindo a frequência cardíaca com as mãos. Basta colocar os dedos indicador e médio da mão esquerda na artéria radial (região do pulso direito, abaixo do dedão) que é o mais utilizado. Ou colocar os dedos indicador e médio na artéria carótida na região do pescoço e pressionar um pouco até sentir pulsar.
As seguintes fórmulas podem ser usadas:
Contar por 10 segundos e multiplicar por 6.
Contar por 15 segundos e multiplicar por 4.
Contar por 30 segundos e multiplicar por 2.
Contar por um minuto.
Quanto maior o tempo, mas preciso será o resultado. O total deve ser sempre referente a um minuto, já que é este o intervalo de tempo usado como parâmetro. A freqüência é expressa em batimentos por minuto. Exemplo: 75 batimentos por minuto ou 75 bpm.
E então? Que tal marcar sua frequência cardíaca??? Você só precisa de seus dedos e um relógio! Escolha a fórmula e conte seus batimentos. Depois compare com a tabela abaixo e veja se está dentro do normal:
Freqüência cardíaca ou pulso normal:
* Bebês de menos de 1 ano: 100 a 160 batimentos por minuto.
* Crianças de 1 a 10 anos: 70 a 120 batimentos por minuto.
* Crianças de mais de 10 anos e adultos: 60 a 100 batimentos por minuto.
* Atletas bem treinados: 40 a 60 batimentos por minuto.