Como em qualquer atividade, na prática de exercícios físicos o equilíbrio é fundamental. Se a falta de exercícios é prejudicial, a dose incorreta, sem limites e sem orientação pode ocasionar graves problemas de saúde podendo levar até a morte em algumas situações.
O desejo de explorar os limites do nosso corpo faz parte da condição humana. Porém, durante nossas empreitadas para expandir as fronteiras da resistência física, que preço estamos obrigando nosso corpo a pagar? Muitas pessoas - independentemente de serem homens ou mulheres - simplesmente resolvem abandonar o sedentarismo, vestem uma roupa confortável, calçam os tênis e saem correndo por aí, sem avaliações e recomendações de um médico, de um professor de Educação Física e de um nutricionista. Como a sensação de bem estar é quase imediata, se entusiasmam e acabam exagerando. O corpo reclama, emite sinais de alerta, mas normalmente nós não percebemos ou não damos a devida importância.
Alguns destes sinais são tão comuns que passam despercebidos pelos mais desinformados, e constituem um grave risco a saúde e à prática do esporte, se ignorados:
VERMILHIDÃO NO ROSTO - Apresentar uma vermelhidão no rosto após um esforço grande, pode até ser normal, mas caso esta vermelhidão venha acompanhada por tonturas e dores de cabeça, pode ser um sinal de aumento da pressão sanguínea.
SEDE - Sentir sede não é um bom sinal quando você está fazendo ginástica. Tome cuidado para hidratar-se corretamente e repor os nutrientes que seu corpo perde através da transpiração. Uma boa estratégia de hidratação antes, durante e depois dos exercícios garante seu bem-estar e um bom aproveitamento dos treinos e de seus benefícios. O ideal é cada pessoa ter um planejamento individual para a hidratação, de acordo com suas próprias características e necessidades.
AUMENTO DOS BATIMENTOS CARDÍACOS - É comum os batimentos cardíacos se acelerarem durante a atividade física, mas existe um limite máximo de batimentos por minuto para cada treino,que deve ser respeitado. A verificação da frequência cardíaca é muito importante, pois o aumento excessivo de batimentos pode ser um alerta para possíveis doenças cardíacas.
SUDORESE FRIA DEMASIADA - Pode ser uma tentativa desesperada do seu organismo de manter a regulação térmica. O corpo humano apresenta uma temperatura normal entre 36 e 37,5ºC. A prática de exercícios físicos em um grau muito intenso pode modificar a temperatura normal do corpo, o que não é saudável.
CANSAÇO EXAUSTIVO - Pode significar que seu corpo está prestes a sucumbir. Cargas altas, pesos excessivos e tempo elevado de atividade física podem ser as causas prováveis.
DORES - Dor muscular sempre é sinal de alerta em nosso corpo e podem indicar diversos tipos de problemas. É comum sentir dores musculares ao retomar ou iniciar uma atividade física. A dor significa excesso de peso, má execução dos movimentos e torções incorretas. Ela deve ser encarada como sinal de alerta para ir devagar e dosar melhor a carga das atividades.
- Dor de cabeça - Pode ser um sinal de aumento de pressão sanguínea ou disfunção hormonal.
Esteja atento a qualquer desconforto que a atividade lhe cause. E não ignore os sinais que seu organismo está emitindo! Praticar esporte com segurança deve ser o objetivo de todos!