Esporte é confiança!
por: Laert Braz Junior
Muitas vezes, diante de algumas situações, percebemos que o rendimento de alguém – ou mesmo nosso – diminui devido a algum fator. É perceptível que em determinados momentos, devido a alguma circunstância, deixamos de realizar alguma tarefa da melhor maneira possível.
Os indivíduos são diferentes quanto à motivação, pois possuem necessidades distintas que produzem diferentes tipos de comportamento. No caso da frustração dessas necessidades, no ciclo motivacional, a tensão provocada cria uma barreira ou um obstáculo que atrapalha o rendimento. Uma pessoa é motivada por uma variedade de fatores internos e externos e é essa motivação facilita o bom desempenho de suas tarefas.
A confiança é um dos principais fatores motivacionais de um atleta. Dentro do esporte, podemos citar vários casos de confiança que geraram motivação suficiente para tornar um atleta o mais vencedor possível. Em 2002, o atacante Ronaldo vinha de uma cirurgia marcada por uma recuperação muito difícil, o que resultava no descrédito de muitas pessoas em relação ao seu desempenho na Copa do Mundo daquele ano. O técnico Luis Felipe Scolari, o Felipão, declarou publicamente que levaria o Fenômeno por acreditar que ele estaria em perfeitas condições de arrebentar no Mundial. No final, todos nós agradecemos.
Outra historia de superação e motivação foi do ciclista Lance Armstrong, que em 1996 foi diagnosticado com três tumores de câncer (pulmão, cérebro e testículos), o que levou sua equipe médica a acreditar que ele não teria mais um ano de vida. Entretanto, o atleta anunciou que não abandonaria o esporte. “O câncer errou de corpo ao escolher o meu para viver”, declarou o campeão. Era sua confiança extrapolando todos os limites e dando a ele a motivação necessária para vencer. Depois disso, venceu sete vezes consecutivas a volta da França, uma das mais famosas e importantes competições de ciclismo do mundo.
Nessas duas situações, vimos a confiança como o fator determinante para o rendimento de atletas que, em suas categorias, sagraram- se grandes campeões. Sem dúvida, a qualidade técnica e física de cada um era gigantesca, mas certamente são exemplos de que os grandes esportistas devem estar preparados em todos os aspectos, inclusive o psicológico. A confiança por parte do atleta e também daqueles que torcem por ele é essencial para se criar um vencedor.
Portanto, a partir de hoje, pense bem quando vaiar seu time ou o seu atleta preferido em uma competição, por causa de um erro ou de uma situação. Lembre-se que todo atleta está no esporte para realizar o seu melhor, e o seu apoio pode ser decisivo para o sucesso nos resultados.
Fonte: http://www.jornaloimparcial.com.br/?p=18293
*ATIVIDADE:
Dos atletas abaixo, quem você considera um exemplo de auto-confiança no esporte? Debata com seus colegas sua escolha:
Ronaldo - jogador de futebol -
Mesmo depois de diversas lesões e de estar desacreditado por médicos e pela mídia, deu um exemplo de auto-confiança dando a volta por cima e retornando aos esporte, marcando muitos gols.
César Cielo - nadador
Nadador foi exemplo de auto-confiança ao ganhar medalhas inéditas para o Brasil e quebrar recordes.
Gustavo Kuerten - tenista
O atleta mostrou sua autoconfiança ao se consagrar como primeiro do ranking e voltar às quadras mesmo depois de uma cirurgia no quadril.