Fair Play é o jogo limpo, jogo leal que respeita as regras da ética solidária no esporte. O fair play é uma maneira de ser que implica em: ética, honestidade, lealdade e solidariedade diante de um comportamento desleal.
O fair play está claramente vinculado à ética solidária no meio esportivo. Suas inter-relações com o comportamento considerado exemplar por um ser humano dentro e fora da prática competitiva se tornam cada vez mais incisivas. Isso acontece porque o esporte é um fenômeno que visa equilibrar a razão, a emoção e a espiritualidade do homem através do fair play. Logo, busca promover uma mobilização em prol do comportamento e do pensamento ético e solidário de seus envolvidos.
Uma forma para se assimilar a prática o ideal do fair play seria utilizando-a como uma espécie de educação para a reciprocidade, ou seja, identificar-se no adversário, observando que ele é uma pessoa tão importante para a prática esportiva quanto você. E, através dessa identificação, onde nos vemos no papel do oponente, o respeito aflora e surge o entendimento de que o vitorioso e o derrotado são condições temporárias inseridas no cenário esportivo, e que podem mudar de posição em pouco tempo. Relativo a isso, pode-se afirmar que o mais importante que pode existir na realização de alguns esportes, como o basquete, por exemplo, não é fazer cestas, o mais importante para se conseguir o prazer da prática do basquete é a existência de um adversário, o que implica numa necessidade do outro e num respeito mútuo, alicerces do fair play, uma vez que, sem o adversário, a prática do esporte torna-se impossível.
* ATIVIDADE *
Abra o anexo e divida as imagens nas colunas de acordo com a ética solidária no esporte. Veja a resposta abrindo o anexo GABARITO.