n. 87 - 16 de outubro de 2023

PARABÉNS PROFESSORES!

O Dia do Professor é comemorado no Brasil dia 15 de outubro. A data celebra a importância dos profissionais da educação que auxiliam na formação de diversas pessoas, pois é ele que alfabetiza e ensina às pessoas durante sua formação escolar, seja ela na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio, no Ensino Superior ou no Ensino Profissional.

 

“Se não morre aquele que escreve um livro e planta uma árvore, com mais razão não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma.” (Bertold Brecht)


Veja mais sobre "15 de outubro - Dia do Professor" em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-do-professor.htm

AÇÕES ACONTECENDO NAS BIBLIOTECAS SESI/SENAI SC

Aconteceu nas Bibliotecas SESI/SENAI da Regional Centro Norte!!

Confiram algumas fotos:

Indicações da Quinzena

Disponíveis nas bibliotecas da Rede SESI/SENAI 

Uma professora fora de série.

 

Relato divertido, realista, inspirador e sem papas na língua de uma professora em seu primeiro ano de ensino. Aos 24 anos, Esmé Raji Codell enfrenta o desafio de lecionar para crianças pobres e negras numa escola pública de Chicago, vivendo problemas bem semelhantes aos dos professores brasileiros. Impetuosa e exuberante, ela não se intimida com a burocracia do sistema educacional, a falta de recursos, o marasmo dos colegas de profissão e a violência dentro e fora da sala de aula. Com sua criatividade, ela transforma o ambiente de sua turma, estimula as crianças a aprender e cria atividades memoráveis como a "máquina do tempo", onde todos experimentam pela primeira vez a magia da leitura. Ela é um exemplo de como, com amor e dedicação, um professor pode mudar as vidas de seus alunos para sempre.

_____________________________________________

Livro infantojuvenil

As aventuras da professora maluquinha.


Quando perguntamos para uma menina o que ela vai ser quando crescer, muitas respondem médica, veterinária, ou as mais avançadas: astronauta. Mas, existe uma turminha para a qual a resposta é uma só, e está na ponta da língua: professora! Isto é o que dizem as garotas da escola onde trabalha a professora Catarina, a Cate. E não é para menos. Muito além de ensinar as disciplinas, ela é uma amigona, que está presente em todos momentos. As histórias de Catarina e da sua escola estão no livro As aventuras da Professora Maluquinha em quadrinhos, de Ziraldo, editado pela Globo. A Professora Maluquinha é amada pelos alunos porque não perdeu de todo o jeito infantil, e muito menos o bom humor ao se tornar adulta. Entre as festas e as brincadeiras, as conversas com as amigas e o relacionamento com a diretora e com os pais dos alunos (nem todos tão gentis assim), a Professora Maluquinha consegue tirar tudo de letra, batendo um bolão até mesmo quando é desafiada pelos meninos na quadra da escola. Quando falamos da profissão de professor no mundo dos adultos, tendemos a associá-la a um baixo reconhecimento já que ninguém fica rico com o magistério, e os valores sociais estão infiltrados pela ideia de sucesso capitalista. No entanto, Catarina mostra todo um lado alegre deste ofício, talvez o mais belo do mundo. E as crianças adoram reconhecer na personagem a heroína que está no dia a dia delas... Sempre com um sorriso meio arteiro.

___________________________________

Literatura

A alegria de ensinar.

(Adaptação do livro está em cartaz no Cinema )

O nascimento do pensamento é igual de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especializadas em amor: intérpretes de sonhos.

                  _______________________________________